O que de fato é o enriquecimento de urânio?
Os átomos de urânio são compostos por isótopos com o mesmo número de prótons no núcleo, mas o mesmo não ocorre com os nêutrons.
O urânio encontrado na natureza tem uma concentração de 99,27% da variante chamada U-238 e 0,72% da variante U-235, que é usada como combustível e para produção de armas. Sendo, o enriquecido o que tem alta concentração da variante U-235.
Como ocorre o enriquecimento?
O enriquecimento é feito pela adição de gás hexafluoreto de urânio às centrífugas que separam o isótopo mais adequado à fissão nuclear, o U-235.
Já o urânio com baixa concentração de U-235, numa faixa de 3% a 5%, é usado para a produção de combustível para abastecimento das usinas nucleares. Temos também o urânio de concentração de pelo menos 20% que, normalmente, é utilizado para pesquisas. Científicas. Já o urânio com 90% de U-235 pode ser usado para a produção de armas nucleares.
No acordo estabelecido em 2015, ao qual o Irã está ameaçando abandonar, o país só pode enriquecer o urânio até 3,67% de U-235. Também não pode armazenar mais do que 300 quilos do elemento ou ter mais de 5.060 centrífugas.
O acordo em questão também limita a 130 toneladas a quantidade que o país pode armazenar de água pesada. A água pesada contém átomos de hidrogênio mais pesados que a água comum.
O Irã também não pode redesenhar seu reator nuclear de água pesada na cidade de Arak — o combustível irradiado de um reator de água pesada contém plutônio, que também pode ser usado para fabricar uma bomba nuclear.