A fumaça dos incêndios nas florestas da Austrália chegou ao Rio Grande do Sul.

Atualização: Após passar por Argentina e Chile, percorrendo mais de 12 mil quilômetros, a fumaça dos incêndios nas florestas da Austrália chegou ao Rio Grande do Sul no início da tarde desta , 7, como alertou a MetSul Meteorologia.

De acordo com a Somar meteorologia, o Rio Grande do Sul receber a fumaça das queimadas nas florestas da Austrália entre segunda-feira (6) e terça (7).
Conforme explica Fábio Luengo, a nuvem de fumaça proveniente do país já pode ser verificada na Argentina e no Chile, devido à circulação de ventos no alto da atmosfera.
"São chamados de 'jatos' – que são uma corrente de ventos mais intensos que sopram de Oeste para Leste", explica Luengo. 
Uma frente fria se aproxima do Rio Grande do Sul e deve trazer ventos soprando do Sudoeste, que ajudam no transporte da fumaça para o estado. Santa Catarina também pode ter a ocorrência da fumaça.
"Se houver chuva e pegar a fumaça, os particulados da fumaça chegam ao solo e podem trazer prejuízos para lavouras, pecuária, açudes e quaisquer outros reservatórios de água, além de provocar uma chuva mais ácida", alerta o meteorologista.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem