A cratera Korolev, com 82 km de largura, é uma cratera de impacto bem preservada, cheia de gelo durante todo o ano.

Localizada nas planícies do norte do Planeta Vermelho, a cratera Korolev, com 82 km de largura, é uma cratera de impacto bem preservada, cheia de gelo durante todo o ano. O chão da cratera fica a dois quilômetros abaixo de sua borda, encerrando um depósito abobadado de 1,8 km de espessura que representa um grande reservatório de gelo não polar em Marte.
⠀⠀⠀
O gelo da água é permanentemente estável dentro da cratera de Korolev, porque a parte mais profunda dessa depressão atua como uma armadilha fria natural. O ar acima do gelo esfria e, portanto, é mais pesado do que o ar circundante: como o ar é um mau condutor de calor, o monte de gelo da água é efetivamente protegido do aquecimento e da sublimação.
⠀⠀⠀
A cratera recebeu o nome do engenheiro-chefe de foguetes e designer de naves Sergei Pavlovich Korolev (1907-1966), apelidado de pai da tecnologia espacial russa. Korolev desenvolveu o primeiro foguete intercontinental russo R7, o precursor dos modernos foguetes Soyuz que ainda hoje são operados. Com seu projeto de foguete e nave espacial, ele também foi responsável pelo primeiro satélite produzido pelo homem (Sputnik em 1957) e pelo primeiro voo espacial humano (Yuri Gagarin em 1961).
⠀⠀⠀
Este vídeo foi criado usando um mosaico de imagens feito de observações em órbita única da Câmera Estéreo de Alta Resolução (HRSC) no Mars Express, que foi publicado pela primeira vez em dezembro de 2018. O mosaico combina dados dos canais nadir e de cores do HRSC; o canal nadir está alinhado perpendicularmente à superfície de Marte, como se estivesse olhando diretamente para a superfície. A imagem em mosaico foi então combinada com informações de topografia dos canais estéreo do HRSC para gerar uma paisagem tridimensional, que foi gravada de diferentes perspectivas, como em uma câmera de filme, para renderizar o voo mostrado no vídeo.
⠀⠀
Europ @ europeanspaceagency / @ germanaerospacecenter / @fu_berlin; @creativecommons CC BY-SA 3.0 IGO
🎶 Björn Schreiner
Créditos @ esa

Siga-nos nas redes @estudesciences 
#Natureza #beautiful #happy #cute #Science #MeioAmbiente #happy #Follow #Art #nature #Life #Photo #Instagram #Facebook #photooftheday #Fisica #Abrace #Sciences #space

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem