O Ideb realmente é um medidor da qualidade do ensino?

 

O Ideb realmente é um medidor da qualidade do ensino?

O Ideb é o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, criado em 2007, pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), formulado com o propósito de medição da qualidade do aprendizado nacional e estabelecer metas para a melhoria do ensino.

Com a divulgação das notas referente ao ano de 2019, a pergunta que faço é: O Ideb realmente descreve a qualidade do ensino de forma clara, objetiva e realista?

As aplicações das provas e o comprometimento dos estudantes, em fazê-las, explicita a realidade do ensino?

Nos poucos anos como professor da rede pública, tenho bastante convicção em dizer que: Não! As escolas possuem grande dificuldades em melhorar seus índices no IDEB devido, também, a baixa adesão, por parte dos alunos, em fazê-las ou, em simplesmente, em fazê-las com comprometimento. Para os estudantes, é possível que as provas aplicadas, não apresentem muito sentido pessoal.  O que é catastrófico. Já que essas notas nas Prova Brasil e no SAEB são medidores para o cálculo da nota do IDEB.

O Ideb é calculado a partir dos dados sobre aprovação escolar, obtidos no Censo Escolar realizado todos os anos, e médias de desempenho nas avaliações do Inep, a Prova Brasil (para Idebs de escolas e municípios) e a Saeb (no caso dos Idebs dos estados e nacional) – avaliações aplicadas no 5º e 9º ano do Ensino Fundamental e no 3º ano do Ensino Médio.

Aí, vem o outro problema... O índice de aprovação... Sim, aprovar melhora o famoso índice de aprovação e interfere diretamente no cálculo do Ideb.  Mas então, o Ideb realmente mostra a qualidade do ensino nas escolas? Comente aí sua opinião...

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