O Ideb
realmente é um medidor da qualidade do ensino?
O Ideb é o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, criado
em 2007, pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio
Teixeira (Inep), formulado com o propósito de medição da qualidade do
aprendizado nacional e estabelecer metas para a melhoria do ensino.
Com a divulgação das notas referente ao ano de 2019, a pergunta
que faço é: O Ideb realmente descreve a qualidade do ensino de forma clara,
objetiva e realista?
As aplicações das provas e o comprometimento dos estudantes, em
fazê-las, explicita a realidade do ensino?
Nos poucos anos como professor da rede pública, tenho bastante convicção em dizer que: Não! As escolas possuem grande dificuldades em melhorar seus índices no IDEB devido, também, a baixa adesão, por parte dos alunos, em fazê-las ou, em simplesmente, em fazê-las com comprometimento. Para os estudantes, é possível que as provas aplicadas, não apresentem muito sentido pessoal. O que é catastrófico. Já que essas notas nas Prova Brasil e no SAEB são medidores para o cálculo da nota do IDEB.
O Ideb é
calculado a partir dos dados sobre aprovação escolar, obtidos no Censo Escolar
realizado todos os anos, e médias de desempenho nas avaliações do Inep, a Prova
Brasil (para Idebs de escolas e municípios) e a Saeb (no caso dos Idebs dos
estados e nacional) – avaliações aplicadas no 5º e 9º ano do Ensino Fundamental
e no 3º ano do Ensino Médio.
Aí, vem o outro
problema... O índice de aprovação... Sim, aprovar melhora o famoso índice de
aprovação e interfere diretamente no cálculo do Ideb. Mas então, o Ideb realmente mostra a qualidade
do ensino nas escolas? Comente aí sua opinião...