A primeira vacina contra o câncer de mama deve começar os testes clínicos nos Estados Unidos.

Sendo o segundo tumor mais comum entre as mulheres, segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer de mama também conhecido como neoplasia, caracterizado pelo crescimento de células cancerígenas na mama. 

Apesar dos dados alarmantes, existe uma raridade em casos em mulehres antes dos 35 anos e nem todo tumor é maligno. O diagnosticado e tratamento na fase inicial da doença, coloca as chances de cura do câncer de mama cem 95%.

Na fase inicial da doença o tumor pode ter menos de um centímetro de tamanho, pode ser detectado somente por um exame de imagem, como a mamografia.

Segundo a Revista Scielo , o grande problema de saúde que o câncer de mama representa hoje se reflete no fato de que “na América Latina e no Caribe morrem anualmente quase 300.000 mulheres desta doença”. Ou seja, essa neoplasia causa a morte de 83 mulheres por dia, ou seja, três mulheres vítimas de câncer de mama na América Latina morrem a cada hora.

No entanto, há boas notícias: esta semana foi anunciado que um teste humano (o primeiro desse tipo) será lançado. É uma injeção desenhada pela Clínica Cleveland para prevenir o câncer de mama triplo negativo, que atualmente não responde a terapias hormonais ou aos tratamentos farmacológicos direcionados e até agora a única forma de controlá-lo é com a mastectomia.

Até agora, o trabalho laboratorial e animal foi limitado para o avanço de vacinas triplo-negativas contra o câncer de mama. Os testes em humanos podem começar agora que o FDA dos EUA aprovou um novo requisito para o medicamento experimental. Apenas sobreviventes de câncer de mama triplo-negativo em estágio inicial que estão em alto risco de desenvolvê-lo novamente serão incluídos nos testes. No entanto, a pesquisa espera atingir pessoas saudáveis ​​com alto risco de contrair a doença com a vacina, como as mutações no gene BRCA1.


"A longo prazo, esperamos que esta seja uma verdadeira vacina preventiva que seria administrada a mulheres saudáveis ​​para impedi-las de desenvolver câncer de mama triplo negativo, a forma de câncer de mama para a qual temos os tratamentos menos eficazes", disse o Dr. G. Thomas Budd, do Cleveland Clinic Taussig Cancer Institute e o principal investigador do estudo.

Financiado pelo Departamento de Defesa dos Estados Unidos, o novo estudo da Cleveland Clinic incluirá de 18 a 24 pacientes que completaram o tratamento para câncer de mama triplo-negativo em estágio inicial nos últimos três anos e estão atualmente livres de tumor, mas com alto risco de recorrência . Durante o curso do estudo, os participantes receberão três vacinas, cada uma com duas semanas de intervalo e serão monitorados de perto para efeitos colaterais e resposta imunológica. O estudo está estimado para ser concluído em setembro de 2022.

Os testes incluirão de dezoito a vinte e quatro pacientes sem tumor após tratamento para câncer de mama triplo-negativo em estágio inicial nos últimos 3 anos. Os pacientes receberão 3 administrações de tratamento, cada uma com intervalo de duas semanas. Eles vão começar com doses baixas em alguns pacientes e monitorá-los antes de aumentar a dose e incluir os outros pacientes.

"Assim que descobrirmos a quantidade de vacina que podemos administrar, veremos seus efeitos no sistema imunológico", disse Budd à Cleveland Clinic. “Isso nos ajudará a saber se a vacina está fazendo o que queremos, e então aumentaremos cada nível de dose”.

Em setembro de 2022, o estudo será concluído conforme estimado e será financiado pelo Departamento de Defesa dos Estados Unidos. "Esta estratégia de vacina  tem potencial para ser aplicada a outros tipos de tumores", acrescentaram os pesquisadores.

“Nosso programa de pesquisa translacional está focado no desenvolvimento de vacinas que previnem doenças que enfrentamos com a idade, como câncer de mama, ovário e endometrial. Se forem bem-sucedidas, essas vacinas têm o potencial de transformar a maneira como tratamos o câncer de início na idade adulta e melhorar a expectativa de vida de alguma forma semelhante ao impacto que o programa de vacinação infantil teve.

A postagem original pode ser vista nos créditos.

Créditos: 

Cleveland Clinic Disponível em: https://newsroom.clevelandclinic.org/2021/10/26/cleveland-clinic-launches-first-of-its-kind-preventive-breast-cancer-vaccine-study/

Ensename de Ciências Disponível em: https://tendenciascyt.com/2021/10/28/la-primera-vacuna-contra-el-cancer-de-mama-esta-lista-para-comenzar-los-ensayos-clinicos-en-los-ee-uu/

Mulher Consciente Disponível em: https://mulherconsciente.com.br/cancer-de-mama/tudo-sobre-o-cancer-de-mama/

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem