ATENÇÃO: O Sol emitiu uma erupção solar significativa ontem, 28 de Outubro de 2021, com pico às 12h35 pelo horário de Brasília. O registro foi feito pelo Observatório Solar Dynamics da NASA - NASA / SDO.
As explosões solares são explosões poderosas de radiação. Radiação nociva de um alargamento não pode passar através da Terra atmosfera para afetar fisicamente os seres humanos na terra, no entanto, quando intensa o suficiente
Eles podem perturbar a atmosfera na camada onde os sinais GPS e comunicação viajar. Este flare é classificado como um flare de classe X1. A classe X denota os flares mais intensos, enquanto o número fornece mais informações sobre sua força.
Um X2 é duas vezes mais intenso que um X1, um X3 é três vezes mais intenso, etc. Flares classificados como X10 ou mais fortes são considerados incomumente intensos. Fonte (NASA):
A classificação das erupções solares é feita de acordo com o comprimento de onda de seus raios X nas classes A, B, C, M e X, onde A é a intensidade mais baixa e X a mais alta. A explosão solar registrada hoje é de classe X1. Obs: Parece haver uma erupção de filamentos.
A erupção foi registrada hoje (28) pela sonda Solar Dynamics Observatory da NASA. Serão necessário mais análises para determinar se ele está indo para a Terra e como isso pode afetar o nosso planeta.
Em casos extremos, elas afetariam nossos satélites e sistemas de telecomunicações, GPS. Mas erupções com intensidades muito altas, ao ponto de chegar em nossa atmosfera do nosso planeta, são raras. Não há risco para os seres vivos.
A foto anterior, mostra que o Sol está há 149.600.000 milhões de km de distância da Terra. Essa imagem aqui é uma ilustração e não leve em consideração as escalas das distâncias.
Créditos Astronomiaum Disponível em twitter
Tags:
Astronomia