O rim bioartificial implantável do Kidney Project, que promete libertar pacientes com doença renais de máquinas de diálise e listas de espera de transplantes, deu mais um grande passo para se tornar realidade, ganhando um prêmio de $ 650.000 do KidneyX por sua primeira demonstração de um protótipo funcional de seu implante de rim artificial.
O KidneyX é uma parceria público-privada entre o Departamento de Saúde e Serviços Humanos (HHS) dos Estados Unidos e a Sociedade Americana de Nefrologia (ASN), fundada para “acelerar a inovação na prevenção, diagnóstico e tratamento de doenças renais”.
O projeto combinou as duas partes essenciais de seu rim artificial, o hemofiltro e o biorreator, e foi implantado com sucesso o dispositivo do tamanho de um smartphone para avaliação pré-clínica.
A equipe uniu as duas unidades em uma versão reduzida do rim artificial e avaliou seu desempenho em um modelo pré-clínico. As unidades funcionavam em conjunto, alimentadas apenas pela pressão arterial e sem a necessidade de diluidores do sangue ou medicamentos imunossupressores.
A insuficiência renal crônica, também conhecida como doença renal em estágio terminal, leva à perda progressiva e perigosa da função renal. A maioria dos pacientes com insuficiência renal deve visitar clínicas de diálise várias vezes por semana para que o sangue seja filtrado, um processo que é demorado, desconfortável e arriscado.
Créditos
Universidade da Califórnia em São Francisco - The Kidney Project successfully tests a prototype bioartificial kidney Disponível em: https://pharmacy.ucsf.edu/news/2021/09/kidney-project-successfully-tests-prototype-bioartificial-kidney