A água ferve a 100°C? Nem sempre!!!!

São muitos os que nos ensinaram que a água ferve 100°C. Mas isso não é totalmente verdade. Só acontece assim se você morar em cidades que estão ao nível do mar, como Itapevi, onde a pressão atmosférica é de 1 atmosfera ( 1atm ).
Além da pressão, outro fator que influencia a temperatura de ebulição deste precioso líquido é o fato de que a água que consumimos possui impurezas.  Nela estão dissolvidas diferentes substâncias como sais minerais, cálcio, sódio, sulfatos ou bicarbonatos, que fazem seu ponto de ebulição mudar. Se colocarmos sal comum na água, faremos com que demore mais a ferver: 58 gramas de sal em um litro de água provoca o aumento do ponto de ebulição em 1°C. Esse acréscimo de sal ocasiona a seguinte situação: os íons do sal fazem com que as moléculas da água tenham maior dificuldade para mover-se e deslocar-se, o que torna mais difícil chegar ao ponto de ebulição.

Quanto menor for a pressão atmosférica (quantidade de atmosfera que temos sobre nós), menor será a temperatura de ebulição da água pois às suas moléculas, pelo menos pressionadas, têm dificuldade em se mover e deslocar e, consequentemente, a temperatura de ebulição diminui.


Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem