Arqueólogos da Universidade de São Marcos de Lima encontraram no Peru uma múmia em perfeito estado de conservação.

 Eles encontraram no Peru uma múmia em perfeito estado de conservação. 

Uma equipe de arqueólogos da Universidade de São Marcos de Lima encontrou no último fim de semana no complexo arqueológico de Cajamarquilla, situada a leste da capital, uma múmia em perfeito estado de conservação. Os destroços pertencem a um homem e datam da época pré-incaica, detalha a instituição em um comunicado.

O padrão de enterramento da múmia, que se encontra em posição fetal, com as mãos sobre o rosto e ′′ coberta com cordas ", é próprio da região altoandina, o que provaria, segundo os cientistas, que nesse assentamento, um dos mais extensos da costa de Lima, teriam concordado durante o período informativo tardio costeños e serranos, facilitando assim a troca comercial entre os habitantes de ambas as zonas.

A múmia foi encontrada no interior de uma câmara funerária subterrânea de forma oval durante algumas escavações dirigidas por Yomira Silvia Huamán Santillán, graduada em Arqueologia na Universidade de San Marcos, e Professor Pieter Van Dalen Luna, com a participação de estudantes sanmarquinos e de outros centros educativos peruanos.

Um estudo profundo da múmia contribuirá para aprofundar no conhecimento sobre as práticas culturais desenvolvidas em períodos informativos tardios em Cajamarquilla. O achado, apontado pelos investigadores, permitirá extrair mais informações sobre ′′ suas interações com outros lugares do Vale do Rímac [um dos três vales que atravessam Lima], as estratégias produtivas que teve, bem como a situação hierárquica no momento da chegada dos incas e a anexação deste território ao [império] Tawantinsuyo ".

Créditos: RT Notícias






Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem