Dois mineiros estão entre 21 pesquisadores do Brasil mais citados no mundo: Os professores Adriano Nunes Nesi e Francisco Murilo Zerbini integram a edição 2021 da Highly Cited Researchers.
Os docentes, que lecionam na Universidade Federal de Viçosa (UFV), estão entre os 6.600 pesquisadores de vários países, em 22 áreas do conhecimento. Divulgada desde 2014, a edição 2021 do levantamento foi publicada no último dia 16. Ao todo, o Brasil está representado com 21 estudiosos de 12 instituições. O professor Adriano Nesi foi pesquisador no Instituto Max-Planck de Fisiologia Molecular de Plantas, na Alemanha. Seus estudos estão relacionados, especialmente, ao metabolismo de carboidratos e interações entre o metabolismo mitocondrial e outras vias metabólicas em plantas. Já o professor Murilo Zerbini se dedica à virologia vegetal. Atualmente, os estudos do docente têm como objetivo compreender os mecanismos que favorecem a transferência de vírus de plantas não cultivadas para plantas cultivadas, bem como a emergência de novos vírus em plantas cultivadas.
Os Estados Unidos são o país com maior número de pesquisadores mencionados: 2.622 ao todo. Em seguida, aparecem a China, com 934, e o Reino Unido, com 492. A Universidade de Harvard (EUA), que obteve 214 pesquisadores citados, é a instituição com maior número de representantes.
Já no Brasil, a USP é a universidade com maior número de docentes citados. Sete docentes da Universidade de São Paulo (USP) estão entre os pesquisadores mais influentes do mundo. Além da Universidade Federal de Viçosa, a Universidade Estadual de Campinas e o Instituto Federal do Rio de Janeiro tiveram dois pesquisadores mencionados. As universidades federais do Piauí, do Rio Grande do Sul, de Santa Maria, de Pelotas, de São Carlos, a Universidade Federal Fluminense, o Centro Nacional de Monitoramento de Desastres Naturais e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária tiveram um pesquisador citado cada.
Créditos
Dois mineiros estão entre 21 pesquisadores do Brasil mais citados no mundo, JORNAL ESTADO DE MINAS. Disponível em https://www.msn.com/pt-br/noticias/educacao/dois-mineiros-est%C3%A3o-entre-21-pesquisadores-do-brasil-mais-citados-no-mundo/ar-AAR19La?ocid=ob-fb-ptbr-Noticias
Tags:
Ciência e Tecnologia