Este antigo mapa estelar sumério de 5.100 anos detalha um enorme impacto cósmico:
Cerca de 3.000 a. C., um antigo astrônomo sumério observava o céu como costumava fazer.
Ao fazer observações, ele escreveu a posição do planeta e outros dados astronômicos em uma placa de argila, um mapa estelar. Mas desta vez, o céu estava diferente. Ele percebeu que havia algo no céu que não existia antes.
Era brilhante e se movia. A tabuinha de argila conta como o astrônomo em 29 de junho de 3123 aC observou um enorme asteróide se aproximando da Terra, que finalmente entrou na atmosfera do nosso planeta e atingiu a superfície.
Esta tábua de argila de 5.100 anos descoberta no século 19 na biblioteca subterrânea do rei Assurbanipal em Nínive é um tesouro astronômico.
O antigo "documento" encontrado no atual Iraque por Sir Henry Layard oferece uma visão sem precedentes das observações astronômicas que ocorreram há mais de 5.100 anos na antiga Mesopotâmia.
O objeto está no Museu Britânico e está listado como artefato nº K8538, e é de fato um mapa antigo estelar. Foi traduzido há mais de dez anos com um software de computador que ajudou cientistas para simular trajetórias e reconstruir o céu noturno há milhares de anos. Isso permitiu que os especialistas entendessem o seu significado e revelassem uma mensagem escrita por antigos observadores do céu.
Antigo Mapa Estelar Sumério / Museu Britânico
Créditos
Este antiguo mapa estelar sumerio de 5.100 años detalla un impacto cósmico masivo, LO SABIAS?. Disponível em: https://www.facebook.com/100063496809460/posts/301261168667108/