Foto: Fionn Ferreira | Wikimedia Commons CC
Magnetismo e sustentabilidade: O estudante irlandês que desenvolveu um “imã” que atrai microplásticos.
O jovem estudante recebeu um prêmio internacional por uma solução para combater a poluição por microplásticos. Fionn Ferreira venceu a Feira Internacional de Ciências do Google criando uma espécie de “imã” que coleta microplásticos. Depois de descobrir que as partículas de plástico são o que chamamos de apolares, e o óleo também é apolar ocasionando em uma atração, ele ouviu falar de algo chamado ferrofluido, que era uma espécie de água magnética combinando óleo vegetal com pó de óxido de ferro magnetizado. Assim, ele decidiu misturar óxido de ferro magnetizado e óleo vegetal e criou uma substância que atrai as partículas de plástico.
Fionn desenvolveu sua pesquisa em casa, criando seu próprio laboratório. Foto: Reprodução | YouTube
Este “ímã líquido” coleta microplásticos que podem ser removidos da água por magnetismo. Na mesma apresentação em vídeo, ele mostra que o óleo atraiu os microplásticos, e a imersão de um ímã sugou tudo. Depois de 5 mil testes, foi comprovado que o método criado por Fionn é capaz de limpar de 87% a 93% dos microplásticos da água. Com uma demonstração de seu método na Google Science Fair de 2019 e ganhou uma bolsa de US$ 50 mil que usou para estudar química na Universidade de Groningen, na Holanda.
Créditos
Estudante irlandês cria “imã” que atrai microplásticos, CICLO VIVO. Disponível em: https://ciclovivo.com.br/inovacao/inspiracao/estudante-irlandes-cria-ima-que-atrai-microplasticos/