Nosso cérebro em comparação com o cérebro de outras espécies. 🧠


Imagem original 

Pesquisadores da Universidade de Chicago, nos Estados Unidos, desenvolveram um modelo inédito mostrando que o aumento do cérebro foi gradativo. Ou seja,  de forma lenta, o que descarta teorias segundo as quais algum acontecimento em particular ; como a descoberta do fogo ; contribuiu para inflar o volume do órgão e, assim, dar origem ao homem. Existem outras hipóteses que creditam a determinados fatos o aumento cerebral. 
A análise de 94 crânios de 13 espécies, cobrindo um período de quase 3 milhões de anos, mostra que a história pode ter sido diferente. 
O aumento de volume foi gradual e consistente, começando antes que os primatas ancestrais descobrissem que cozinhar os alimentos facilitaria a ingestão.
No estudo, publicado na revista The Proceedings of the Royal Society B, os pesquisadores mostram que, em vez de um fato isolado, a tendência de aumento do volume cerebral foi causada principalmente pela evolução aleatória do órgão de alguns indivíduos dentro de uma espécie. Ao mesmo tempo, novas espécies com cérebro maior começaram a surgir, levando à extinção daquelas com volume inferior.



Créditos 

Cientistas concluem que cérebro humano cresceu de forma lenta e consistente, Correio Braziliense. Disponível em: https://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/ciencia-e-saude/2018/03/03/interna_ciencia_saude,663538/cientistas-concluem-que-cerebro-humano-cresceu-de-forma-lenta-e-consis.shtml

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem