Uma abelha gigante reaparece depois de considerada extinta.

A abelha gigante Wallace se alimenta de néctar e pólen, atinge um comprimento médio de corpo de cerca de 4 centímetros (do tamanho de uma noz) e tem uma envergadura de mais de 8 centímetros. Ela tem mandíbulas enormes que podem ser comparadas às de um besouro-veado, que são usadas pela abelha para raspar a resina das árvores e construir sua colmeia dentro de ninhos de cupins.

Porém, apesar de seu tamanho surpreendente, passaram quase 40 anos desde que a maior abelha do mundo (Megachile Plutão) foi oficialmente avistada em seu habitat natural.Como foi sua redescoberta? Quando Eli Wyman, um entomologista da Universidade de Princeton, teve a oportunidade de capturar a elusiva abelha, ele aproveitou a oportunidade para analisar seu comportamento peculiar. Ele, junto com outros pesquisadores e um fotógrafo, partiu no início de 2019 em uma expedição de duas semanas às florestas em duas das três ilhas indonésias onde a abelha foi encontrada.


Abelha de Wallace Gigante. Crédito: Eli Wyman

As fêmeas desta espécie são conhecidas por construir suas colmeias usando suas mandíbulas formidáveis ​​para cavar ninhos de cupins. Então, enquanto caminhavam no calor opressor da selva, a equipe parou em cada ninho de cupins. "Depois de vários dias procurando e vendo muitos desses ninhos de cupins sem nenhum sinal da abelha gigante, acho que todos aceitamos que não teríamos sucesso", diz Wyman.

Foi no último momento, quando a equipe havia perdido todas as esperanças, que eles foram capazes de encontrar uma fêmea da espécie Megachile Plutão. A equipe capturou a fêmea e a colocou dentro de uma tenda para observá-la antes de devolvê-la ao ninho.

A organização sem fins lucrativos Global Wildlife Conservation, que incluiu a abelha gigante de Wallace em sua lista das 25 espécies perdidas mais procuradas, anunciou a redescoberta da abelha no início de 2019. Embora não haja planos para procurar mais abelhas, a equipe espera que a redescoberta aumente os esforços para proteger o habitat desta espécie do desmatamento.

Ensename de Ciências Disponível em: https://ensedeciencia.com/2021/04/03/reaparece-abeja-gigante-que-mide-casi-10-cm-y-que-se-creia-extinta/




Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem