A língua de um pica-pau é tão longa que envolve seu crânio para proteger seu cérebro.


A língua de um pica-pau é tão longa que envolve seu crânio para proteger seu cérebro de mais de 1000g de força quando ataca.
Desta forma, a língua é um componente muito importante para proteger e evitar uma dor de cabeça. Isso porque a língua de um pica-pau pode medir cerca de 5 vezes o tamanho do seu bico.




Diferente dos humanos, a língua do pica-pau não desce garganta abaixo, mas sobe para a parte de trás da cabeça. Em conjunto com o osso hióide, que a sustenta, a língua forma uma estrutura muscular-esquelética atrás do crânio que auxilia na estabilização dos impactos.
Essas aves também não possuem muito espaço entre seu cérebro e o crânio, o que impede o cérebro de se deslocar dentro do crânio, como ocorre com humanos.
Além disso, seus cérebros são mais longos verticalmente do que horizontalmente, o que significa que a força exercida contra o crânio é distribuída por uma área maior do cérebro.

Créditos:

Estudo explica como pica-pau evita danos no cérebro ao bicar árvores, BBC BRASIL. Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/noticias/2011/10/111027_pica_pau_estudo_mv


Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem