A NASA apresenta um mapa no qual centenas de asteróides e cometas são observados em tempo real.

A NASA apresentou seu novo mapa 3D interativo, no qual o comportamento de centenas de asteróides e cometas pode ser observado em tempo real. Entre outros dados, oferece a possibilidade de conhecer as próximas cinco abordagens da Terra e explorar as missões passadas, atuais e futuras enviadas para esses objetos.
Esta ferramenta chamada 'Eyes on Asteroids' foi desenvolvida com informações do Center for Near-Earth Object Studies do Jet Propulsion Laboratory (JPL) da NASA. A visualização é atualizada duas vezes ao dia e cada novo objeto descoberto também é adicionado uma vez que sua órbita é calculada.
"Queríamos tornar 'Eyes on Asteroids' o mais amigável possível ao contar as histórias da exploração humana desses objetos fascinantes", disse Jason Craig, produtor técnico da equipe de Desenvolvimento de Tecnologia de Visualização e Aplicativos da JPL, que desenvolveu o aplicativo .
Além disso, ele garantiu que "todos os objetos próximos à Terra (NEO) podem ser encontrados no aplicativo, bem como a maioria das espaçonaves que visitaram esses objetos."
O mapa interativo apresenta várias guias, como 'Aprender' para aprender sobre tópicos como a abordagem de asteróides na Terra. "As manchetes geralmente descrevem essas abordagens como 'perigosamente' próximas, mas os usuários verão o quão distantes eles realmente estão", concluiu Craig.

Fonte: RT em espanhol - Sociedade Astronômica Universal