Há uma característica em particular de alguns planetas que chama nossa atenção: os anéis.

Há uma característica em particular de alguns planetas que chama nossa atenção: os anéis.
Todos os planetas exteriores (Júpiter, Saturno, Urano e Netuno) têm anéis, sendo os de Saturno os mais marcantes.
A composição dos anéis planetários varia de planeta para o planeta. Por exemplo, os anéis de Saturno são, na sua maioria, gelo de água, enquanto os anéis de Júpiter são moldados principalmente de pó de rocha.
Já os anéis Urano Provavelmente sejam compostos por água congelada com o aditamento de alguns compostos orgânicos obscuros processados pela radiação. A maioria dos anéis de Urano tem poucos quilômetros de largura. O sistema de anéis contém, em geral, pouca poeira. Principalmente está composto por corpos grandes, de 0,2–20 m de diâmetro.

E Netuno?

Os anéis de Netuno são um sistema de anéis planetários muito tênues e fracos, compostos principalmente de poeira e descobertos em 1989 pela sonda espacial Voyager 2, que pertencem a esse planeta. ...
O sistema consta de cinco anéis que recebem o nome dos astrônomos mais relevantes na pesquisa de Netuno.Para saber a composição dos anéis planetários, os cientistas examinam a luz que as partículas emitem através de uma técnica conhecida como espectroscopia.



Graças ao Telescópio Espacial James Webb, futuramente os astrônomos poderão dar uma olhada mais detalhada nos sistemas de anéis dos planetas exteriores, e até mesmo ser capaz de encontrar anéis de algumas luas.


Crédito:

NASA / JPL-Caltech / Space Science Institute

Anéis de Netuno , WIKIPEDIA. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/An%C3%A9is_de_Netuno

Anéis de Urano , WIKIPEDIA. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/An%C3%A9is_de_Urano#:~:text=Provavelmente%20sejam%20compostos%20por%20%C3%A1gua,2%E2%80%9320%20m%20de%20di%C3%A2metro.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem