Novo material que repara corações, músculos e cordas vocais e cura feridas.

Combinando conhecimentos de química, física, biologia e engenharia, cientistas da Universidade McGill no Canadá desenvolveram um biomaterial forte o suficiente para reparar o coração, músculos e cordas vocais, que representa um avanço na medicina regenerativa, conforme publicado na revista 'Advanced Science'. A equipe, liderada pelo professor Luc Mongeau e pelo professor adjunto Jianyu Li, desenvolveu um novo hidrogel injetável para o reparo de feridas. 

O hidrogel é um tipo de biomaterial que oferece espaço para as células viverem e crescerem. Uma vez injetado no corpo, o biomaterial forma uma estrutura estável e porosa que permite que as células vivas cresçam ou passem para reparar órgãos lesados. Os cientistas testaram a durabilidade de seu hidrogel em uma máquina que desenvolveram para simular a biomecânica extrema das cordas vocais humanas. Vibrando a 120 vezes por segundo por mais de 6 milhões de ciclos, o novo biomaterial permaneceu intacto enquanto outros hidrogéis padrão se quebraram em pedaços, incapazes de suportar o estresse da carga. A inovação também abre novos caminhos para outras aplicações, como entrega de medicamentos, engenharia de tecidos e criação de tecidos modelo para exames de drogas, dizem os cientistas. A equipe está até estudando a possibilidade de usar a tecnologia do hidrogel para criar pulmões para testar os medicamentos COVID-19.


Créditos 

Avanço na medicina regenerativa: novo material que repara corações, músculos e cordas vocais e cura feridas, INFOSALUS. Disponível em https://www.infosalus.com/asistencia/noticia-avance-medicina-regenerativa-nuevo-material-repara-corazones-musculos-cuerdas-vocales-cura-heridas-20211204082949.html

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem