O telescópio do ESO tira fotos do planeta em torno do par de estrelas mais massivo até hoje

8 de dezembro de 2021

ESO European Southern Observatory

O Very Large Telescope of the European Southern Observatory (ESO's VLT) capturou a imagem de um planeta orbitando b Centauri, um sistema de duas estrelas que pode ser visto a olho nu. Este é o sistema estelar hospedeiro de planetas mais quente e massivo encontrado até hoje, e o planeta foi visto orbitando a 100 vezes a distância que Júpiter orbita ao redor do Sol. Alguns astrônomos acreditavam que planetas não poderiam existir em torno de tais estrelas. Massivos e tão quentes, até agora.

"Encontrar um planeta ao redor de b Centauri foi muito emocionante, pois muda completamente a imagem de estrelas massivas como os hospedeiros do planeta", explica Markus Janson, astrônomo da Universidade de Estocolmo, Suécia e primeiro autor do novo estudo publicado online. Hoje na Nature.

Localizado a aproximadamente 325 anos-luz de distância na constelação de Centauri, o sistema de duas estrelas b Centauri (também conhecido como HIP 71865) tem pelo menos seis vezes a massa do Sol, tornando-o de longe o sistema mais massivo em torno do qual um planeta existiu. foi confirmado. Até agora, nenhum planeta foi detectado em torno de uma estrela três vezes mais massiva que o sol.

A maioria das estrelas massivas também são muito quentes, e este sistema não é exceção: sua estrela principal é uma chamada estrela do tipo B, que é três vezes mais quente que o Sol. Devido à sua temperatura intensa, ela emite grandes quantidades de radiação ultravioleta e raios-X.

A grande massa e calor desses tipos de estrelas têm forte impacto sobre o gás circundante, que deve agir contra a formação dos planetas. Em particular, quanto mais quente uma estrela, mais radiação de alta energia ela produz, fazendo com que o material circundante evapore mais rápido. "As estrelas do tipo B são geralmente consideradas ambientes bastante destrutivos e perigosos, então acreditava-se que deveria ser extremamente difícil formar grandes planetas ao seu redor", disse Janson.

Mas a nova descoberta mostra que os planetas podem se formar em sistemas estelares severos. "O planeta em b Centauri é um mundo estranho em um ambiente completamente diferente do que vivenciamos aqui na Terra e em nosso Sistema Solar", explica o co-autor Gayathri Viswanath, estudante de doutorado na Universidade de Estocolmo. “É um ambiente hostil, dominado por radiação extrema, onde tudo está em escala gigantesca: as estrelas são maiores, o planeta é maior, as distâncias são maiores. "

Na verdade, o planeta descoberto, denominado b Centauri (AB) b ou b Centauri b, também é extremo. É 10 vezes mais massivo do que Júpiter, o que o torna um dos planetas mais massivos já encontrados. Além disso, ele se move ao redor do sistema estelar em uma das órbitas mais largas descobertas até agora, a uma distância surpreendente 100 vezes maior do que a distância de Júpiter ao Sol. Esta grande distância do par central de estrelas pode ser a chave para a sobrevivência do planeta.

Esses resultados foram possíveis graças ao sofisticado Instrumento de Busca Espectropolarimétrica de Exoplaneta de Alto Contraste (SPHERE) montado no VLT do ESO no Chile. SPHERE conseguiu obter imagens de vários planetas orbitando estrelas diferentes do Sol, incluindo a primeira imagem de dois planetas orbitando uma estrela semelhante ao sol.

No entanto, o SPHERE não foi o primeiro instrumento a criar imagens deste planeta. Como parte do estudo, a equipe examinou dados de arquivo do sistema b Centauri e descobriu que o telescópio ESO de 3,6 m havia captado imagens do planeta há mais de 20 anos, embora não fosse reconhecido como planeta na época. .

Com o Extremely Large Telescope (ELT) do ESO, que começará a ser observado ainda nesta década, e com as atualizações do VLT, os astrônomos poderão revelar mais sobre a formação e as características deste planeta. “Será uma tarefa intrigante tentar descobrir como ele poderia ter se formado, o que é um mistério no momento”, conclui Janson.

Reprodução Facebook https://www.facebook.com/groups/330595508821950/?ref=share

**Mais informação**

Esta pesquisa foi apresentada em um artigo  "Um planeta de órbita larga gigante no sistema centauro binário de alta massa" para aparecer na natureza (DOI: 10.1038 / s41586-021-04124-8).