Um estranho veiculo lunar
Esse foi o veiculo lunar MOLAB ( Mobile Geological Laboratory ) desenvolvido pela GM no ano de 1964, para ser usado nas missões Apollo como laboratório móvel na lua. Apesar de ter sido um bom projeto para época, o MOLAB nunca foi enviado para a lua, pois devido ao seu peso e tamanho seria necessário um foguete Saturno V só para envia lo sozinho para a lua, e além do mais ele só seria operacional se houvesse uma base fixa na lua, o que jamais se concretizou naquela época.
O Marshall Space Flight Center desenvolveu especificações de projeto para um veículo que poderia ser dirigido na lua com uma cabine fechada para proteção do espaço sideral. Esse laboratório móvel, ou MOLAB, teria um alcance de 100 quilômetros. Um projeto tinha quatro rodas na seção dianteira e duas rodas em um trailer articulado. De acordo com a General Motors, a MOLAB poderia fornecer um ambiente de pesquisa em manga de camisa por duas semanas e 400 quilômetros. Não muito longe na Terra, mas não há estações de serviço na lua.
Como a série MOLAB de veículos lunares de alcance estendido dependia em parte do desenvolvimento de bases lunares permanentes e subsequentes viagens mais longas por estradas lunares que nunca chegaram, o foco mudou para os veículos lunares de cabine aberta mais leves, dirigidos na Lua pelos astronautas da Apollo 15, 16 e 17. O MOLAB movido a Corvair, também conhecido como MGL, continuou a explorar bem aqui na Terra para o Serviço Geológico dos Estados Unidos, e está estacionado no Centro Espacial e de Foguetes dos EUA no Alabama.
Créditos: A Corvair, the Moon, and Mars, HEMMINGS FEATURE. Disponível em https://www.hemmings.com/stories/article/a-corvair-the-moon-and-mars
Tags:
Astronomia