Os alunos do IFCE na cidade de Crateús ficaram em 2º lugar na categoria de Vencedores Nacionais da 8ª edição do Solve For Tomorrow no Brasil. Os estudantes desenvolveram um projeto que usa a radiação solar para purificar a água de poços.
O reconhecimento foi definido por uma Comissão Avaliadora composta por representantes da Samsung, do Cenpec (responsável pela coordenação geral do programa no Brasil), especialistas de universidades, instituições parceiras e profissionais de educação, ciências e tecnologia.
A ideia surgiu quando a equipe observou uma grande quantidade de água inutilizada nos poços da zona rural e também no seu campus de estudo. Essa água, que não poderia ser consumida por seu alto grau de salinidade, é colocada em um tanque de aquecimento coberto por vidro, e por meio dos processos de evaporação e condensação, acaba se tornando apta para consumo humano após a remoção dos sais.
“Iniciativas como essa fazem muita diferença na educação do nosso país, pois nos permitem mostrar para a sociedade que a escola pública tem muito valor. A metodologia STEM tem se mostrado extremamente eficiente para lidar com competências e habilidades que não costumam ser trabalhadas no ensino tradicional em sala de aula. Resolução de problemas cotidianos, emoções pessoais, internet das coisas, ferramentas de criação e designer. Sinto que um novo universo se abriu na mente dos alunos”, afirma Raimundo Nonato Lima Junior, professor de química e orientador do grupo.
Além da equipe de Crateús, também foram premiados alunos dos municípios de Ocara (CE), Flores (PE), Novo Hamburgo (RS), Chapecó (SC) e São Carlos (SP), além de uma menção honrosa aos participantes da cidade de Toledo, no Paraná.
Créditos
Facebook Jornal Jangadeiro
Tags:
Ciência e Tecnologia