Os primeiros óculos de sol foram usados há 2.000 anos por caçadores Inuit.

Arqueólogos descobriram os óculos de sol usados pelos povos inuítes (ou inuit) pré-históricos há mais de 2.000 anos. Os caçadores lutavam contra os elementos árticos com máscaras nos olhos que possuíam pequenas aberturas sobre os olhos. Como as lentes coloridas de hoje, o design protegia seus olhos do brilho intenso do sol contra a neve. Os óculos de sol tem aparições desde a pré-história, usados pelos homens que viviam na neve, o povo Inuit. Eram feitos em madeira ou marfim com uma pequena abertura, simulando a abertura dos olhos, dessa maneira ele evitava a cegueira da neve. Há registros também da aparição de lentes escuras na China há muitos séculos atrás, mas não para filtrar o sol, essas eram tingidas com chá para a cura de doenças oculares.






O registro mais antigo que temos sobre óculos com lentes escuras que protegiam do sol é do Imperador Nero, no século I, na Roma Antiga. Ele usava lentes verde escuro provavelmente em cristal. Depois disso surgiram os óculos pesados e desconfortáveis na Alemanha. Esses foram aprimorados na França, ficaram mais leves e receberam encaixe no nariz.


Créditos

Como surgiram os óculos de sol?, Instituto da Visão Assad Rayes.Disponível em https://institutoassadrayes.com.br/noticia/noticias/como-surgiram-os-oculos-de-sol

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem