A formação de árvores petrificadas que começou há mais de 225 milhões de anos - Parque Nacional da Floresta Petrificada – Arizona – Estados Unidos

Parque Nacional da Floresta Petrificada – Arizona – Estados Unidos

O Parque Nacional da Floresta Petrificada fica na fronteira entre o Condado de Apache e o Condado de Navajo, no nordeste do Arizona.
Os troncos petrificados são extremamente bonitos com cores vivas mais inesperadamente.
A formação de árvores petrificadas começou há mais de 225 milhões de anos, quando erupções vulcânicas ocorreram em uma floresta exuberante. Cobriu árvores com sedimentos e uma reação química às cinzas vulcânicas transformou toras em pedra.
O Parque Nacional Floresta Petrificada é a localidade mais reverenciada e absolutamente excepcional para observar madeira petrificada completamente exposta na superfície em uma grande variedade. 
Madeira petrificada com grau de gema é tipicamente rara: este é o local onde ela é concentrada em quantidades muito maiores do que o normal. Ele está localizado não muito longe da comunidade Holbrook, no Arizona.
Por que esse local é especial? Principalmente por causa de condições extremamente favoráveis que permitiram preservar bem a madeira e depois expô-la. Há cerca de 220 milhões de anos, essa área era coberta por uma densa floresta de coníferas tropicais. 

As chuvas tropicais eram frequentes e, como a área ficava em terreno mais baixo, os rios regularmente a inundavam, trazendo lama e sedimentos. Árvores enormes - de até 60 metros de altura e 2,7 metros de diâmetro - ou seus galhos quebrados cairiam e eventualmente seriam soterrados pelos sedimentos e lama trazidos pelos riachos.

A área também era vulcanicamente ativa e várias erupções adicionaram suas camadas de cinzas à mistura: e as cinzas vulcânicas são um grande contribuinte para a criação de madeira petrificada, pois contém sílica. 

A mistura de sedimentos, cinzas vulcânicas solidificadas e fósseis de plantas produziu a formação rochosa conhecida como Formação Chinle.

Inundações ou erupções, ao contrário de eventos regulares menores, como o acúmulo normal de sedimentos ao longo do tempo, permitem que a madeira e os espécimes sejam cobertos rapidamente sem oxigênio. 

Este rápido enterro protegeu algumas das árvores recém-caídas de grandes danos causados por oxigênio e insetos. A cinza dissolvida estava lavando lentamente a matéria biológica, substituindo-a por sílica. 

Outros minerais, ferro e manganês também foram misturados, o que deu à rocha resultante uma paleta de cores.

Com o passar dos milhões de anos, o que costumava ser uma planície onde a formação de Chinle se depositou cresceu e se tornou uma região montanhosa. 

Mais tempo se passou e a rocha acima dela se desgastou com o intemperismo, abrindo a própria formação de Chinle ao impacto dos ventos e das chuvas. 

A madeira, que a essa altura estava totalmente fossilizada, tem uma dureza superior à lama e sedimentos de cinzas (por se tratar basicamente de ágata ou opala), por isso permaneceu inalterada e acabou ficando totalmente exposta.

Reprodução Facebook Mapas & geografia 

Link original: https://www.worldatlas.com/articles/what-is-the-petrified-forest-in-arizona-us-famous-for.html

2 Comentários

  1. Na cidade de São Pedro do Sul, RS tem muitas árvores petrificadas, inclusive expostas na praça central da cidade.

    ResponderExcluir
  2. Na cidade de São Pedro do Sul-RS existem muitas árvores petrificada, inclusive expostas na praça central da cidade.

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem