Qual o motivo das universidades públicas liderarem todos os rankings de qualidade no Brasil e na América Latina? 

Qual o motivo das universidades públicas liderarem todos os rankings de qualidade no Brasil e na América Latina? 

A qualidade é demonstrada já que nossas instituições constantemente se destacam nas listas das melhores universidades latino-americanas. No ranking britânico Times Higher Education (THE), entre as dez primeiras na América Latina, seis são brasileiras e públicas.

Vista aérea do campus Pampulha: UFMG  Lucas Braga | UFMG
De acordo com o ranking, entre as 177 universidades classificadas, de 13 países latino-americanos, 67 são brasileiras, sendo que 53 são públicas e somente 14 são privadas. O ranking THE se baseou em ensino, pesquisa, citações, perspectivas internacionais e renda gerada com transferência de tecnologia.
Esses critérios ajudam a entender o predomínio das instituições públicas porque, via de regra, as instituições privadas brasileiras praticamente não desenvolvem pesquisa científica. 
Segundo o estudo “Pesquisa no Brasil – Um relatório para a CAPES”, realizado pela empresa norte-americana Clarivate Analytics com dados de 2011 a 2016, a produção científica brasileira é feita quase exclusivamente dentro das instituições públicas de ensino. Dos 250 mil papers brasileiros (ensaios, artigos ou dissertações publicados em periódicos especializados ou nos anais de congressos) que constam no banco de dados Web of Science, 99% são de docentes e pesquisadores de instituições públicas de ensino superior. 

Ou seja, a grande maioria de instituições Dr qualidade serem públicas no Brasil não é explicada por um proporcionalidade. Já que,  no Brasil, a grande maioria de instituições de educação superior no Brasil são privadas. Segundo o Censo da Educação Superior de 2019, existem 2.608 instituições de educação superior no Brasil, sendo que:

2.306 são privadas (88,4%);

Apenas 302 (11,6%) são públicas;

76% dos alunos estudam em instituições privadas;

Do total, 198 são universidades (quase todas são públicas) e 40 são institutos federais ou CEFETs.

Créditos Por que as universidades públicas lideram todos os rankings de qualidade no Brasil e na América Latina?, APUB. Disponível em http://apub.org.br/porque-as-universidades-publicas-lideram-todos-os-rankings-de-qualidade-no-brasil-e-na-america-latina/

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem