Um grande Crocodilo macho carrega um macho menor para servir de alimento.

Um grande Crocodilo macho carrega um macho menor para servir de alimento !!!

Evidência anedótica sugere que isso acontece de vez em quando, mas descobrir por que isso ocorre não é uma ciência exata .

Pode ser competição por recursos, pode ser fome, pode ser territorial.

Uma coisa que posso dizer com certeza é que uma fêmea menor tem muito menos probabilidade de ser atacada / canibalizada do que um macho menor.

É reconfortante saber que mesmo essas criaturas aparentemente "sem coração" têm seus limites.

O crocodilo possui um comportamento de predação única caracterizada pela capacidade de predar tanto dentro de seu habitat natural quanto fora dele, o que muitas vezes resulta em ataques imprevisíveis em qualquer outro animal até, mesmo que tenha dobro do seu tamanho. Entre suas várias técnicas de caça, usa a cauda para encurralar peixes ou para abater presas terrestres, atacam de emboscada animais grandes e, com as mandíbulas, arrastam até a água ou até mesmo aprisionam-os sob árvores ou pedras para afogá-los.

Os crocodilos são o ápice dos predadores em toda a sua gama. Na água, são caçadores ágeis e rápidos, contando com os dois sensores de movimento na cabeça, perto dos olhos e usando a pressão da mordida para capturar qualquer presa distraída o suficiente para apresentar-se dentro ou perto da água. Fora da água, porém, o crocodilo só pode contar com a seus membros curtos. Mesmo assim consegue até "galopar" em terra firme, para perseguir a presa. A maioria das caças em terra firme é feita à noite, na qual o crocodilo fica deitado, armando uma emboscada.

As presas terrestres são capturadas em ataques de emboscada. Quando o animal se aproxima da água para beber ou atravessar. O crocodilo mantém-se escondido com o corpo quase que totalmente submerso e, em outras ocasiões, sua cabeça e costas tornam-se visíveis. O animal aproxima-se lentamente quase imperceptível usando a camuflagem,sendo confundido um pedaço de madeira, ou ainda, se escondem em rios de águas barrentas, local preferido pelos crocodilos. O ataque é súbito e imprevisível. O crocodilo lança seu corpo fora da água e em um piscar de olhos e agarra a presa com suas poderosas mandíbulas. Os dentes de um crocodilo não são feitos para rasgar a carne, mas sim para segurar a presa,enquanto ele a arrasta para as profundezas do rio, afogando-a. A imensa força da mordida, superior a 1 tonelada em grandes adultos, assegura que a presa não pode escapar-se quando pega. 


Créditos Márcia Molina via
Grupo de Divulgação de Estudos: Ciências e Afins: https://www.facebook.com/groups/320662222359793/?ref=share


Foto: @skangi1.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem