A depressão é uma doença, é um transtorno de humor causado por um desequilíbrio de neurotransmissores que substâncias químicas produzidas pelos neurônios, com a função de biossinalização. Por meio delas é possível enviar informações a outras células. “O desequilíbrio entre os dois neurotransmissores atinge principalmente as áreas cerebrais relacionadas à memória, à motivação, à capacidade de atenção e de planejamento” acusa a neuropisicóloga Cândida Pires de Camargo, do Hospital das Clínicas de São Paulo. Podem também estimular a continuidade de um impulso ou efetuar a reação final no órgão ou músculo alvo. Isso pode se tornar incapacitante e requer medicação para tratamento.
O Brasil lidera os casos de depressão e ansiedade durante a pandemia do novo coronavírus, segundo pesquisa realizada pela Universidade de São Paulo (USP) em onze países. Segundo o estudo, o Brasil é o país que mais tem casos de ansiedade (63%) e depressão (59%).
Em segundo lugar está a Irlanda com 61% das pessoas com ansiedade e 57% com depressão, e os Estados Unidos, com 60% e 55%, respectivamente.
Em segundo lugar está a Irlanda com 61% das pessoas com ansiedade e 57% com depressão, e os Estados Unidos, com 60% e 55%, respectivamente.
Créditos
Brasil lidera casos de depressão na quarentena, aponta pesquisa da USP, CNN BRASIL. Disponível em https://www.cnnbrasil.com.br/saude/brasil-lidera-casos-de-depressao-na-quarentena-aponta-pesquisa-da-usp/
Neurotransmissor, WIKIPEDIA. Disponível em https://pt.wikipedia.org/wiki/Neurotransmissor
Quando o cérebro cai na fossa, SUPER ABRIL. Disponível em https://super.abril.com.br/saude/quando-o-cerebro-cai-na-fossa/
Tags:
Saúde e Medicina