Elon Musk lançou um foguete no espaço que entrara em colisão com a Lua dia 4 de março. O Foguete SpaceX está fora de controle.

Elon Musk lançou um foguete no espaço que entrara em colisão com a Lua dia 4 de março. O Foguete SpaceX está fora de controle.

Observadores espaciais acreditam que o foguete Falcon 9, lançado em fevereiro de 2015, está a caminho de atingir a lua em questão de semanas. Fotografia: Orlando Sentinel/Tribune News Service/Getty Images


O foguete foi originalmente lançado da Flórida em fevereiro de 2015 como parte de uma missão interplanetária para enviar um satélite meteorológico espacial em uma jornada de um milhão de milhas, ou seja, 1609344 de KM.

Porém, depois que conseguiu completar uma longa queima de seus motores e enviar o Observatório Climático do Espaço Profundo da NOAA a caminho do ponto Lagrange – uma posição neutra em gravidade quatro vezes mais longe que a lua e em linha direta com o sol, na segunda fase o foguete ficou abandonado.

Segundo o meteorologista Eric Berger “O foguete segue uma órbita um tanto caótica desde fevereiro de 2015”

Já segundo Bill Gray, escritor de software de rastreamento de objetos próximos da Terra, asteróides, planetas menores e cometas, disse que o estágio superior do Falcon 9 provavelmente atingirá o lado mais distante da lua, perto do equador, em 4 de março.

Jonathan McDowell, astrofísico da Universidade de Harvard, escreveu em seu twitter: "Para aqueles que perguntam: sim, um velho segundo estágio do Falcon 9 deixado em órbita alta em 2015 vai atingir a lua em 4 de março. É interessante, mas não é grande coisa."

Créditos

Out-of-control SpaceX rocket on collision course with moon, theguardian. Disponível em https://www.theguardian.com/science/2022/jan/26/out-of-control-spacex-rocket-on-track-to-collide-with-the-moon?CMP=Share_iOSApp_Other

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem