Meteorito da Terra encontrado na Lua ?

Meteorito da Terra encontrado na Lua ? 


Em 1971, os astronautas a bordo da missão Apollo 14 recolheram uma rocha lunar que os cientistas descobriram que provavelmente se originou na Terra.
Durante uma pesquisa, pesquisadores encontraram que a rocha, oficialmente chamada de 14321, contém vestígios de minerais e tem uma composição química que é comum na Terra e extremamente estranha na Lua.
A equipe de pesquisa acredita que, muito provavelmente, uma rocha que se formou na Terra há quatro bilhões de anos foi lançada na superfície da Lua pelo impacto de um asteroide.
O astronauta Alan Shepard levantou a rocha da superfície lunar perto da beira da cratera Cone, onde descansara por milhões de anos, e levou-a para a Terra para análise. Como a maior amostra trazida pela missão, ela foi batizada com a alcunha de "Big Bertha".
NASA emprestou a amostra de rocha lunar em questão à Universidade de Curtin na Austrália, onde pesquisadores estudaram a rocha lunares com a ajuda de pesquisadores do Museu Sueco de História Natural, da Universidade Nacional da Austrália e do Instituto Lunar e Planetário de Houston.
Segundo o autor de pesquisa Alexander Nemchin da Escola de Ciências Planetárias e da Terra de Curtin, a rocha lunar de 8,998 gramas tinha minerais semelhantes a granito.
Diferentes tipos de granito são bem comuns no nosso planeta natal, mas extremamente raros na Lua. "A amostra também contém quartzo, que é um achado ainda mais incomum na Lua."
Para encontrar a idade da amostra, a equipe observou fragmentos do mineral zircão embutido em sua estrutura. "Ao determinar a idade do zircão encontrado na amostra, foi possível determinar a idade da rocha em cerca de quatro bilhões de anos, o que a torna semelhante às rochas mais antigas da Terra", além disso "a química do zircão da amostra é muito diferente ao de qualquer outro grão de zircão analisado em amostras lunares, e notavelmente semelhante ao dos zircônios encontrados na Terra”.

Da para a

Ao estudar a amostra de perto, Nemchin e a equipe de pesquisa concluíram que a rocha provavelmente se formou em baixa temperatura na presença de água e oxigênio, condições comumente associadas à Terra, que seriam extremamente estranhas para a Lua.
É possível, embora bastante improvável, que esta rocha lunar tenha originado na Lua. Nemchin argumentou que talvez 14321 se formou em condições invulgares que apareceram apenas brevemente na superfície lunar. “No entanto, uma explicação mais simples é que essa peça se formou na Terra e chegou à superfície da Lua como um meteorito gerado por um asteróide que atingiu a Terra há cerca de 4 bilhões de anos e atirou material para o espaço e para a Lua”,.
Se isso estiver correto, significa que é provável que haja pequenos fragmentos da Terra espalhados pela Lua.

Fonte: Astronomy.com
: NASA

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem