Os ventiladores mecânicos na época da pandemia de poliomielite onde as pessoas perdiam a força para respirar.

Os ventiladores mecânicos na época da pandemia de poliomielite onde as pessoas perdiam a força para respirar.


A poliomielite é uma doença contagiosa aguda causada por um vírus que vive no intestino, chamado poliovírus, que pode infectar crianças e adultos por meio do contato direto com fezes ou com secreções eliminadas pela boca das pessoas infectadas e provocar ou não paralisia. Nos casos graves, em que acontecem as paralisias musculares, os membros inferiores são os mais atingidos.

A vacinação é a única forma de prevenção da poliomielite. Todas as crianças menores de cinco anos de idade devem ser vacinadas conforme esquema de vacinação de rotina e na campanha nacional anual. O esquema vacinal contra a poliomielite é de três doses da vacina injetável – VIP (aos 2, 4 e 6 meses) e mais duas doses de reforço com a vacina oral bivalente – VOP (gotinha).

A primeira vacina contra a poliomielite foi a vacina inativada contra pólio. Ela foi desenvolvida por Jonas Salk e entrou em uso em 1955. A vacina oral contra a poliomielite foi desenvolvida por Albert Sabin e entrou em uso comercial em 1961.

Créditos

Poliomielite (paralisia infantil), BIBLIOTECA VIRTUAL EM SAÚDE. Disponível em https://bvsms.saude.gov.br/poliomielite-paralisia-infantil/#:~:text=A%20poliomielite%2C%20tamb%C3%A9m%20chamada%20de,e%20provocar%20ou%20n%C3%A3o%20paralisia.


Vacina contra poliomielite, Wikipédia. Disponível em https://pt.wikipedia.org/wiki/Vacina_contra_poliomielite

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem