Por que o céu é azul? 🌈

Por que o céu é azul? 🌈
O céu parece azul ao olho humano, pois ondas curtas de luz azul são mais dispersas do que as outras cores do espectro, tornando a luz azul mais visível.

Para entender por que o céu é azul, devemos primeiro entender um pouco sobre a luz. Embora a luz do sol pareça branca, na verdade ela é composta por um espectro de muitas cores diferentes, como podemos ver quando espalhada em um arco-íris.

Podemos pensar na luz como uma onda de energia, e cores diferentes têm comprimentos de onda diferentes. Em uma extremidade do espectro está a luz vermelha que tem o comprimento de onda mais longo e na outra extremidade há luzes azuis e roxas que têm um comprimento de onda muito mais curto.

Por que o céu é azul?
Quando a luz do Sol atinge a atmosfera da Terra, ela é espalhada ou desviada por minúsculas moléculas de gás (principalmente nitrogênio e oxigênio) no ar. Como essas moléculas são muito menores do que o comprimento de onda da luz visível, a quantidade de espalhamento depende do comprimento de onda. Este efeito é chamado de espalhamento de Rayleigh e tem o nome de Lord Rayleigh, que o descobriu pela primeira vez.

Os comprimentos de onda mais curtos (violeta e azul) são os que se espalham com maior intensidade, portanto, mais luz azul é espalhada em direção aos nossos olhos do que as outras cores. Você pode estar se perguntando por que o céu não parece realmente roxo, já que a luz violeta se espalha ainda mais fortemente do que o azul. Isso ocorre porque, para começar, não há tanto violeta na luz do sol, e nossos olhos são muito mais sensíveis ao azul.

A luz azul que colore o céu é forte o suficiente para fazer todas as estrelas que vemos à noite desaparecerem, já que a luz que elas emitem é muito mais fraca.

Por que o azul está desaparecendo no horizonte?
Você também pode notar que o céu tende a ser mais vibrante no alto e fica pálido ao atingir o horizonte. Isso ocorre porque a luz do horizonte teve que viajar ainda mais pelo ar e, portanto, foi espalhada e espalhada novamente. A superfície da Terra também desempenha um papel na difusão e reflexão dessa luz. Como resultado dessa maior quantidade de espalhamento, o domínio da luz azul é reduzido e, portanto, vemos uma maior quantidade de luz branca.

Em órbita fora da atmosfera da Terra ou da Lua, o Sol aparece branco e o céu preto. Como não há moléculas para espalhar a luz, todos os comprimentos de onda da luz do sol nos alcançam igualmente e o Sol parece branco. E o céu parece preto porque não há nada para espalhar a luz.

Crédito da imagem / dgdcunam

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem