Telescópio Espacial Hubble encontra buraco negro formando estrelas em vez de devorá-las. 

Telescópio Espacial Hubble encontra buraco negro formando estrelas em vez de devorá-las. O buraco negro está no coração da galáxia anã Henize 2-10 que fica a 30 milhões de anos-luz de distância da Terra. O buraco negro aparentemente está contribuindo para a tempestade de novas formações estelares ocorrendo na galáxia. "Desde o início eu sabia que algo incomum e especial estava acontecendo em Henize 2-10, e agora o Hubble forneceu uma imagem muito clara da conexão entre o buraco negro e uma região de formação de estrelas vizinha localizada a 230 anos-luz do buraco negro" disse Amy Reines

Uma foto retirada da região central da galáxia anã starburst Henize 2-10 traça uma saída, ou ponte de gás quente com 230 anos-luz de comprimento, conectando o enorme buraco negro da galáxia e uma região de formação de estrelas. Os dados do Hubble sobre a velocidade da saída do buraco negro, bem como a idade das estrelas jovens, indicam uma relação causal entre os dois. Alguns milhões de anos atrás, o fluxo de gás quente atingiu a densa nuvem de um berçário estelar e se espalhou, como a água de uma mangueira atingindo um monte de terra. Agora aglomerados de estrelas jovens estão alinhados perpendicularmente ao fluxo, revelando o caminho de sua propagação.
Créditos: NASA, ESA, Zachary Schutte (XGI), Amy Reines (XGI); Processamento de imagem: Alyssa Pagan (STScI)


Através desta descoberta, Henize 2-10, que contém apenas um décimo do número de estrelas vistas em nossa Via Láctea, parece desempenhar um papel fundamental na resposta à questão sobre a origem dos buracos negros supermassivos.

Saiba mais: https://t.co/PTI7nPydR8

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem