BURACOS NEGROS: Décadas atrás os cientistas descobriram um lugar onde as pessoas basicamente não envelhecem.

BURACOS NEGROS...

Décadas atrás os cientistas descobriram um lugar onde as pessoas basicamente não envelhecem... A única desvantagem é que está fora do nosso planeta.

Os buracos negros podem ser os objetos mais enigmáticos do nosso universo.

O físico e astrônomo Stephen Hawking chegou a dizer que esse fenômeno cósmico é provavelmente uma janela para uma realidade paralela. Mas hoje, o que se sabe com certeza sobre os buracos negros?

O astrofísico americano Kip Thorne, conhecido por suas inúmeras contribuições ao campo da física gravitacional, compilou alguns dos dados mais curiosos sobre esses objetos em seu livro 'A ciência por trás de Interestelar'. E é que Thorne foi co-autor, consultor científico e produtor executivo do filme de Christopher Nolan 'Interstellar'. Sua participação garantiu que a representação visual de buracos negros, buracos de minhoca e relatividade fosse a mais precisa possível.

1. Um buraco negro é composto de matéria destruída ao nível dos átomos
Sabe-se com certo nível de certeza que os buracos negros aparecem quando uma estrela do tipo gigante vermelha gasta toda a energia termonuclear que a mantém ativa. Em uma questão de tempo relativamente curto, a matéria restante dessa estrela 'cai' sobre si mesma, impulsionada por sua própria enorme força gravitacional.
A mesma gravidade começa a comprimir a matéria até o ponto em que os átomos começam a se esmagar e destruir uns aos outros. Esse processo acaba reunindo uma força atrativa tão forte que aprisiona até a luz.

2. Perto de buracos negros, as pessoas não envelhecem
Supondo que haja uma maneira de teletransportar uma pessoa para um local próximo a um buraco negro, ao retornar à Terra, essa pessoa perceberia que anos se passaram em nosso planeta, enquanto seu relógio avançou apenas alguns minutos. Isso acontece porque a enorme força gravitacional faz com que o tempo se mova mais devagar, quanto mais perto estamos do buraco negro.

3. Um buraco negro pode 'destruir' nosso sistema solar
Felizmente, não há buracos negros perto do nosso Sol, caso contrário, isso seria um desastre total. Em uma abordagem hipotética, a enorme força gravitacional desses objetos galácticos perturbaria o equilíbrio do sistema solar, fazendo com que seus planetas - incluindo a Terra - se aproximassem perigosamente do Sol ou fossem lançados no espaço sideral, ou, o que é pior, eles foram simplesmente devorados pelo próprio buraco.
Roteiros diferentes, mas de qualquer forma um final triste.

4. Um buraco negro pode acelerar objetos até a velocidade da luz
Se de repente quiséssemos voar para outra galáxia, nada melhor do que a atração de um buraco negro para atingir a velocidade da luz. No entanto, se acelerarmos assim, inevitavelmente cairíamos no próprio buraco. Que opções temos para evitar isso? Outro buraco!
Se encontrássemos um par de buracos negros que girassem em torno um do outro, poderíamos fazê-lo. Só é necessário girar alternadamente em torno de cada gigante, somando a aceleração em cada curva. Quando a velocidade atinge níveis próximos da velocidade da luz, bastaria um “empurrãozinho” para sair da órbita e voar em direção ao nosso destino.

5. Eles são mais pretos que o escuro
Embora os buracos negros não contenham qualquer matéria que esteja dentro do nosso entendimento, eles têm uma superfície: o horizonte de eventos, assim chamado porque os eventos de um lado não podem ser observados do outro lado. Na verdade, os cientistas ainda não estão muito claros sobre o que está acontecendo por trás do lado 'oposto' ao nosso.

Nada que cruze essa fronteira pode retornar, nem a matéria, nem as ondas de rádio, nem a própria luz. É por isso que o buraco não emite ou reflete nada e se parece com uma bola totalmente e totalmente preta.

Via Facebook El Mal nacido