A "alergia" à água: A urticária aquagênica.



A "alergia" à água

A urticária aquagênica é uma "alergia" que surge como resultado do breve contato da água (em qualquer temperatura) com a pele do paciente. O principal sintoma é o desenvolvimento de vergões físicos, que podem ou não coçar. Tal é a sua gravidade, que a água em todas as suas formas pode causar lesões, como água da torneira, do mar ou da piscina, suor, lágrimas, saliva e até comer algo com muita água, como algumas frutas e legumes. Esclarecimento, uma reação adversa só é gerada com o contato com a pele, a água dentro do corpo não é um problema.
 
Em casos mais extremos, pode causar febre, enxaqueca, náusea e erupções cutâneas. Afeta apenas uma em 230 milhões de pessoas e, infelizmente, é incurável. Para aliviar a dor, anti-histamínicos, anticolinérgicos ou omalizumab podem ser tomados; este último é uma espécie de cura, mas sua eficácia não foi demonstrada em um ensaio clínico de larga escala.

Um dos casos mais famosos é o de Tessa Hansen-Smith, uma americana de 23 anos. Ela disse que é propensa à exaustão pelo calor e deve fazer o mínimo de atividade física possível. Beber água causa cortes na língua. Na verdade, eles têm que levá-la para a universidade, porque se ela suar, ela virá para a aula com febre e outros sintomas. Apesar de tomar 9 comprimidos por dia, só o faz para diminuir a dor, pois não há cura. Apesar das dificuldades, ela está determinada a não deixar que a doença controle sua vida.

Outro caso é o de Alexandra Allen, que teve que abandonar seus sonhos de ser bióloga marinha e viver em um veleiro. "Sinto como se estivesse submersa em um tanque de ácido, não por muito tempo, mas o suficiente para sentir que uma camada de pele foi arrancada."

Outro caso é o de Rachel Warwick: “cada reação me faz sentir como se tivesse corrido uma maratona.” Como outras pessoas com a doença, ela bebe muito leite, porque a reação não é tão ruim quanto quando ela bebe água.

Eles só podem tomar banho algumas vezes por mês, devem fazê-lo rapidamente, com água fria e tomar analgésicos previamente para a dor.

Eles podem beber água, mas em pequenas quantidades.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem