A SUPER TERRA
Kepler-62e é um dos cinco planetas extra-solares pertencentes à estrela Kepler-62. Está a 1.200 anos-luz da Terra e seu tamanho é um pouco maior que o do exoplaneta Kepler-62f. Ambos os planetas estão dentro da zona considerada habitável, embora Kepler-62e esteja um pouco mais distante de sua estrela.
Ambos os exoplanetas estão localizados na constelação de Lyra. A imagem mostra uma comparação de tamanho entre o Kepler-62 e e a Terra. Tem uma massa muito maior do que o nosso planeta, e é por isso que é chamado de super-terra. Estima-se que seu tamanho seja 60% maior que o da Terra e faz uma órbita completa ao redor do Sol em um período de 122 dias.
Kepler-62-e recebe 20% mais energia de sua estrela do que a Terra recebe do Sol. Essa energia é recebida na forma de calor e radiação. Acredita-se que seu céu esteja sempre muito nublado, e que seja um planeta quente e úmido.
O exoplaneta Kepler-62e foi localizado usando o método de trânsito. O processo consiste em medir o efeito de escurecimento que um planeta causa ao passar na frente de sua estrela. Kepler-62e é composto principalmente de rochas de silicato de ferro, e a possibilidade de que tenha água líquida é bastante plausível.
Tags:
Astronomia