Dentro de 5.000 milhões de anos, o Sol terá consumido todo o combustível em seu núcleo, o hidrogênio. Possivelmente, engolirá todos os planetas rochosos do Sistema Solar.

Dentro de 5.000 milhões de anos, o Sol terá consumido todo o combustível em seu núcleo, o hidrogênio. Então, ele começará a fundir hélio. Ele aumentará seu tamanho e ficará vermelho. Seu tamanho será dez vezes maior do que é hoje e ocupará todo o céu.

Possivelmente, engolirá todos os planetas rochosos do Sistema Solar: Mercúrio, Vênus, Terra e talvez Marte. O resto dos planetas serão queimados pelo calor e radiação intensa. A fase gigante vermelha durará milhões de anos.

Quando o hélio também acabar, ele fundirá o carbono por algum tempo. Mas quando não há mais combustível para mais fusão nuclear, a gravidade de seu núcleo fará com que ele encolha. Toda a massa do Sol será esmagada em seu núcleo e ele se tornará uma anã branca.

A essa altura, dificilmente restará algo do Sistema Solar, porque a radiação terá exterminado tudo.

O Sol ainda viverá por vários milhões de anos como uma anã branca. Mas será tão fraco que sua gravidade não terá força para manter o Sistema Solar unido. A heliosfera e a heliopausa terão sido destruídas. Os restos do Sistema Solar serão expostos não apenas às últimas ondas de radiação do Sol, mas também a poderosos raios interestelares.



Átomos do que já foi o Sistema Solar serão espalhados por toda a galáxia.


Fonte: https://www.astromia.com/solar/muertesol.htm

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem