É assim que os órgãos da mãe se movem durante a gravidez, para dar espaço ao bebê.
À medida que o útero aumenta de tamanho, os órgãos internos se movem ligeiramente para fora da posição. Por sua vez, ocorrem mudanças posturais no esqueleto que se adapta à gravidez e se prepara para o parto.
A pele estica até dez vezes o seu tamanho para se adaptar à mudança de volume da barriga. Daí a importância de mantê-la bem hidratada desde o início da gravidez para diminuir o aparecimento de estrias.
O ganho de peso na gravidez é, em média, de cerca de 12 quilos, mas obviamente nem todo o peso corresponde ao do bebê. É causada, além do próprio peso do bebê, pela placenta e pelo líquido amniótico, bem como pelo aumento do tamanho do útero, das mamas e do líquido extracelular.
Além das alterações físicas mais óbvias como ganho de peso e crescimento da barriga, existem outras alterações menos visíveis que são as grandes responsáveis pelos desconfortos mais frequentes na gravidez como edemas, dores nas costas, alterações na pele e prisão de ventre.
As modificações ocorrem ao nível hormonal, mas também ao nível respiratório, hormonal, digestivo, circulatório, renal, ósseo e nervoso.
Via Facebook Curioso e Interesante
Tags:
Saúde e Medicina