EXISTE UM LIMITE PARA QUANTOS ANOS PODEMOS VIVER?



EXISTE UM LIMITE PARA QUANTOS ANOS PODEMOS VIVER?

O limite de Hayflick é definido como o número máximo de vezes que uma célula diferenciada pode se dividir antes da senescência e morte. Está diretamente relacionado ao comprimento dos telômeros, estruturas localizadas nas extremidades dos cromossomos, que encurtam a cada divisão celular.

Esse conceito foi batizado em homenagem a Leonard Hayflick, que mostrou que as células humanas só se dividem entre 40 e 60 vezes antes de entrar na fase de senescência. A partir desse limite e levando em conta o tempo médio de vida entre os diferentes tipos de células humanas, calcula-se que a idade máxima que o ser humano pode atingir é entre 120 e 130 anos.

Apesar de não ser uma patologia, o envelhecimento coincide quase sempre com uma maior frequência de doenças degenerativas, como cancro, demência, doenças cardiovasculares, entre outras, pelo que compreender o mecanismo intrínseco do limite de Hayflick, os telómeros, é essencial para tentar resolver estas problemas.

Vários estudos estão sendo realizados atualmente para prolongar o comprimento dos telômeros, e assim solucionar as doenças que o envelhecimento traz, e até conseguir estender consideravelmente o limite de idade do ser humano, algo que já foi comprovado em células cultivadas no laboratório e até mesmo em camundongos.

O que você acha, você acha que no futuro envelhecer será apenas uma lembrança do passado?

REFERÊNCIAS:
https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/0014482765902119
https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/16075672/
https://med.stanford.edu/news/all-news/2015/01/telomere-extension-turns-back-aging-clock-in-cultured-cells.html

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem