O telescópio espacial Hubble conseguiu observar a estrela mais distante já vista no universo.
Apelidado de Earendel pelos seus descobridores, a luz desta estrela demorou 12,9 bilhões de anos para chegar até nós.
Esta visão detalhada destaca a posição da estrela Earendel ao longo de uma ondulação no espaço-tempo (linha pontilhada) que a amplia e permite que a estrela seja detectada a uma distância tão grande: quase 13 bilhões de anos-luz. Também é indicado um aglomerado de estrelas que é refletido em ambos os lados da linha de ampliação. A distorção e ampliação são criadas pela massa de um enorme aglomerado de galáxias localizado entre Hubble e Earendel. A massa do aglomerado de galáxias é tão grande que distorce o tecido do espaço, e olhar através desse espaço é como olhar através de uma lupa: ao longo da borda do vidro ou lente, a aparência das coisas do outro lado. distorcida ao mesmo tempo em que é ampliada.
Créditos: Ciência: NASA, ESA, Brian Welch (JHU), Dan Coe (STScI); processamento de imagem: NASA, ESA, Alyssa Pagan (STScI)
Créditos: Ciência: NASA, ESA, Brian Welch (JHU), Dan Coe (STScI); processamento de imagem: NASA, ESA, Alyssa Pagan (STScI)
Na imagem: Esta vista detalhada destaca a posição da estrela Earendel ao longo de uma onda no espaço-tempo (linha pontilhada) que a amplia e torna possível que a estrela seja detectada a uma distância tão grande: quase 13 bilhões de anos os luz. Também é indicado um aglomerado de estrelas que se reflete em ambos os lados da linha de magnificação. Distorção e ampliação são criadas pela massa de um enorme aglomerado de galáxias localizado entre Hubble e Earendel. A massa do aglomerado das galáxias é tão grande que deforma o tecido do espaço, e olhar através desse espaço é como olhar através de uma lupa: ao longo da borda do cristal ou da lente, a aparência das coisas do outro lado distorce-se ao mesmo tempo que é ampliado.
Créditos: Ciência: NASA, ESA, Brian Welch (JHU), Dan Coe (STScI); Processamento de imagens: NASA , ESA, Alyssa Pagan (STSci)
Leia mais: https://www.nasa.gov/.../un-nuevo-r-cord-hubble-detecta...
Tags:
Astronomia