Quão grande é realmente o nosso universo?



Quão grande é realmente o nosso universo?

Vamos começar dizendo que o universo é grande. Olhando em qualquer direção, estima-se que suas regiões visíveis mais distantes estejam a cerca de 46 bilhões de anos-luz de distância.

Isso significa ter um diâmetro de 540 sextilhões de milhas (ou 54 seguidos de 22 zeros).

Mas este é realmente o nosso melhor palpite: ninguém sabe exatamente o quão grande o universo realmente é.

Isso ocorre porque só podemos ver o quão longe a luz (ou mais precisamente a radiação de micro-ondas lançada pelo Big Bang) viajou de sua origem. Desde que o universo surgiu, cerca de 13,8 bilhões de anos atrás, ele vem se expandindo.

Mas como também não sabemos sua idade exata, é difícil dizer até que ponto se estende além dos limites do que podemos ver. No entanto, uma propriedade que os astrônomos tentaram usar para descobrir isso é um número conhecido como constante de Hubble.

"É uma medida de quão rápido o universo está se expandindo agora", diz Wendy Freedman, uma astrofísica da Universidade de Chicago, que passou sua carreira medindo isso.

"A constante de Hubble estabelece a escala do universo, tanto seu tamanho quanto sua idade", acrescenta.

Pense no universo como um balão inflando.

Como pontos em sua superfície, quanto mais rápido as estrelas e galáxias se afastam umas das outras, maior a distância entre elas.

Do nosso ponto de vista, o que isso significa é que quanto mais distante uma galáxia está de nós, mais rápido ela está se afastando. Infelizmente, quanto mais astrônomos medem esse número, mais ele parece desafiar as previsões baseadas em nossa compreensão do universo.

Um método de medi-lo diretamente nos dá um certo valor, enquanto outra medida, baseada em nossa compreensão de outros parâmetros sobre o universo, nos diz algo diferente.

Ou as medições estão erradas ou há algo errado com a maneira como pensamos que nosso universo funciona.

Mas os cientistas agora acreditam que estão mais próximos de uma resposta graças, em grande parte, a novos experimentos e observações destinadas a descobrir exatamente o que a constante de Hubble realmente é.

“O que enfrentamos como cosmólogos é um desafio de engenharia: como medimos essa quantidade com a maior precisão e precisão possível?” diz Rachael Beaton, astrônoma da Universidade de Princeton.

Enfrentar esse desafio, diz ele, requer não apenas obter os dados para medir, mas também verificar as medições de todas as maneiras possíveis.

"Do meu ponto de vista como cientista, isso é mais como montar um quebra-cabeça do que estar dentro de um mistério ao estilo de Agatha Christie."

Você acha que em algum momento da nossa história seremos capazes de responder a essa grande incógnita?

BBC News Mundo. (2021, 4 de abril). O mistério de quão grande nosso universo realmente é. Recuperado em 14 de março de 2022, de https://www.bbc.com/mundo/noticias-56592049#:%7E:text=Comencemos%20diciendo%20que%20el%20universo,54%20followed%20de%2022%20ceros) .

1 Comentários

  1. Como surgiu o Universo só Deus ou que estava lá pode explicar, e não a teoria do Big Bang ou outras teorias.

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem