Cientistas em um experimento no Grande Colisor de Hádrons da CERN vêem partículas W massivas emergindo de colisões com campos eletromagnéticos, gerando matéria a partir da luz.

POSTAGENS RECENTES
Reposted from @fractal.science.br Cientistas em um experimento no Grande Colisor de Hádrons da CERN vêem partículas W massivas emergindo de colisões com campos eletromagnéticos, gerando matéria a partir da luz.

Diversos experimentos e artigos científicos comprovam que o eletromagnetismo possui uma unificação com a força nuclear forte (que compõe a coesão da matéria) e até mesmo com a gravidade. Agora é comprovada a unificação da luz com a força nuclear fraca.

"O Grande Colisor de Hádrons (LHC, Large Hadron Collider) usa a famosa equação de Albert Einstein, E = mc², para transformar matéria em energia e em diferentes formas de matéria. Mas em raras ocasiões, ele colide energia pura — na forma de ondas eletromagnéticas (luz).

No ano passado, o experimento ATLAS no LHC do CERN observou dois fótons , partículas de luz, ricocheteando um no outro e produzindo dois novos fótons. Este ano, os cientistas deram um passo adiante nessa pesquisa e descobriram fótons se fundindo e se transformando em algo ainda mais interessante: bósons W, partículas que carregam a força nuclear fraca.

A pesquisa não apenas ilustra o conceito central que rege os processos dentro do LHC: que energia e matéria são as duas faces da mesma moeda. Também confirma que em energias altas o suficiente, forças que parecem separadas em nossa vida cotidiana — eletromagnetismo e a força fraca — estão unidas.

Se você ler a equação E = mc² da direita para a esquerda, verá que uma pequena quantidade de massa produz uma grande quantidade de energia por causa da constante c², que é o quadrado da velocidade da luz”, diz Alessandro Tricoli, um pesquisador do Laboratório Nacional de Brookhaven — a sede dos EUA para o experimento ATLAS, “Mas se você olhar para a fórmula ao contrário, verá que precisa começar com uma grande quantidade de energia para produzir até mesmo uma pequena quantidade de massa.”

Uma unificação de forças

A geração de bósons W a partir de fótons de alta energia exemplifica a descoberta que rendeu a Sheldon Glashow, Abdus Salam e Steven Weinberg o Prêmio Nobel de Física de 1979: Em energias elevadas, o eletromagnetismo e a força nuclear fraca são a mesma coisa." — Berkeley Lab
———
"A Luz é a Substância da Matéria"  

1 Comentários

  1. Eu acredito que a luz é o princípio de tudo, inclusive da vida.

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem