Eles ressuscitaram uma planta extinta.

Eles ressuscitam uma planta extinta.

Uma equipe de cientistas russos consegue cultivar plantas de frutas congeladas de 30.000 anos atrás, a planta 'ressuscitada' é Silene stenophylla.

Especificamente, os cientistas datam Silene stenophylla no Pleistoceno. As sementes foram encontradas congeladas nas tocas de uma espécie de esquilo ártico, às margens do rio Kolyma, no nordeste da Sibéria.

Os sedimentos, preservados a uma profundidade de 38 metros, em temperaturas abaixo de zero, tinham entre 30.000 e 32.000 anos, segundo análise de datação por radiocarbono realizada pelos autores.

A imagem superior nos mostra a micropropagação clonal de Silene stenophylla regenerada a partir de tecido placentário de frutos imaturos de 31.800 anos enterrados em depósitos de permafrost.

(A) Broto inicial iniciado a partir de tecido placentário in vitro. (В) Estágios de micropropagação clonal de brotos primários para plantas enraizadas.


(A) Planta cultivada em cultura in vitro a partir de sementes de plantas existentes. (B) Planta regenerada em cultivo in vitro a partir de tecido fóssil de fruto com flor primária estritamente feminina. (C) Planta regenerada a partir de tecido fóssil de fruta com flores masculinas e femininas.

Especialistas destacaram que é um trabalho "pioneiro" que abre caminho para a recuperação de outras espécies extintas.

DOI: 10.1073/pnas.1118386109

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem