Cientistas cultivam plantas em solo lunar. A Universidade da Flórida em colaboração com a NASA conseguiu cultivar plantas na superfície lunar .

NOTÍCIA IMPORTANTE!
Cientistas cultivam plantas em solo lunar.
A Universidade da Flórida em colaboração com a NASA conseguiu cultivar plantas na superfície lunar (regolito lunar) que os astronautas da era Apolo trouxeram para a Terra há mais de 50 anos.

1.ª imagem: As plantas Arabidopsis thaliana, comumente conhecidas como agrião Thale, brotam em solo lunar.UF/IFAS/ Tyler Jones

2.ª imagem: (A partir da esquerda) Os coautores do estudo Anna-Lisa Paul e Rob Ferl, do Instituto de Alimentos e Ciências Agrícolas da Universidade da Flórida, trabalhando com solos lunares. / UF/IFAS/Tyler Jones

3.ª imagem: No dia 16, havia diferenças físicas claras entre as plantas cultivadas nas cinzas vulcânicas (esquerda) em comparação com aquelas cultivadas no solo lunar (direita). / UF/IFAS / Tyler Jones

O agrião Thale é um espécime de planta atraente para os pesquisadores porque é bem estudado e seu código genético foi mapeado — o que permitiu aos cientistas estudar como o solo extraterrestre afetou a expressão genética da planta. E a planta já esteve no espaço a bordo do ônibus espacial e da estação espacial, fornecendo à equipe dados espaciais para comparação.

As sementes de Arabidopsis também foram plantadas em uma substância sintética que simula o solo lunar, assim como cinzas vulcânicas e outros substratos de ambientes extremos.

Para surpresa dos pesquisadores, quase todas as sementes plantadas no solo lunar escuro realmente brotaram e começaram a crescer.Esta é a planta Arabidopsis thaliana, originária da Eurásia e da África, é parente de folhas de mostarda e outros vegetais crucíferos como brócolis, couve-flor e couve-de-bruxelas.
"Esta pesquisa é fundamental para os objetivos de exploração humana a longo prazo da NASA, pois precisaremos utilizar os recursos encontrados na Lua e Marte para desenvolver fontes de alimentos para os futuros astronautas q ue vivem e operam no espaço profundo”, disse o administrador da NASA, Bill Nelson.
“As plantas ajudaram a estabelecer que as amostras de solo trazidas da Lua não abrigavam patógenos ou outros componentes desconhecidos que possam a vida terrestre, mas essas plantas foram apenas colocadas em contato com o regolito lunar e nunca foram realmente cultivadas nele”, disse a coautora do estudo, Anna-Lisa Paul, professora pesquisadora de ciências hortícolas no Instituto de Ciências Alimentares e Agrícolas da Universidade da Flórida (UF).

Fonte: CNN BRASIL