COCAÍNA COMO ANESTESIA?

POSTAGENS RECENTES
COCAÍNA COMO ANESTESIA?

Em meados do século 19, Albert Niemann conseguiu isolar o princípio ativo das folhas de coca, que atualmente é conhecido como cocaína, e que é usado principalmente como droga recreativa. No entanto, as pessoas que inicialmente a investigaram não tinham exatamente em mente que no futuro a multidão que consumisse essa substância afetaria sua saúde. 

Inicialmente utilizada para fins medicinais, inclusive como elemento anestésico, na última fase do século XIX surgiram novas pesquisas que sugeriram o uso da cocaína como anestesia em cirurgias cirúrgicas. No entanto, uma das pessoas a se aprofundar no assunto foi o oftalmologista Carl Koller, devido aos seus experimentos e testes em si mesmo, em 11 de setembro de 1884, Koller realizou a primeira operação usando cocaína como anestésico local em um paciente com glaucoma . 

Tudo parecia perfeito, mas devido ao fato de ter começado a ser administrado em altas concentrações no período de 1884-1891, foram notificados 200 casos de intoxicação sistêmica e 13 mortes causadas por cocaína. No século 20 surgiram derivados da cocaína como a novocaína ou a lidocaína, mas graças a esses pioneiros da pesquisa, hoje dispomos de uma diversidade de anestésicos de qualidade.

Em 16 de outubro de cada ano é comemorado o Dia Internacional da Anestesia, pois o dentista William Thomas Green Morton administrou éter como anestesia em 16 de outubro de 1846 em uma demonstração no Hospital Geral de Massachusetts, para remover um tumor localizado no pescoço do paciente Gilbert Abbot. Morton não foi a primeira pessoa a aplicar anestesia com sucesso, mas conseguiu demonstrá-la com as pessoas certas no lugar certo.


Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem