O CÉREBRO NÃO SENTE DOR!

POSTAGENS RECENTES

 O CÉREBRO NÃO SENTE DOR!


A dor é um sinal vital que nos alerta para uma lesão ou dano que ocorre em nosso corpo e aciona mecanismos naturais para resolvê-lo. Para fazer isso, temos uma série de terminações nervosas que captam esse sinal.

Essas terminações são chamadas de nociceptores e são responsáveis ​​por receber informações sensoriais de fora e de dentro do nosso corpo. Eles são encontrados no final dos axônios dos neurônios sensoriais e em questão de décimos de segundo são capazes de transmitir para o cérebro.

O próprio cérebro não sente dor porque não há nociceptores localizados no tecido cerebral. Essa característica explica por que o neurocirurgião pode operar o tecido cerebral sem causar desconforto ao paciente e, em alguns casos, pode até mesmo realizar a cirurgia com o paciente acordado.

Dores de cabeça, no entanto, são uma história diferente. Embora seu cérebro não tenha nociceptores, existem nociceptores em camadas de tecido conhecidas como dura e pia que servem como um escudo protetor entre o cérebro e o crânio.

Em algumas situações, substâncias químicas liberadas pelos vasos sanguíneos próximos à dura-máter e à pia podem ativar nociceptores e causar dores de cabeça, como enxaquecas.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem