Origem das mutações que causam câncer

POSTAGENS RECENTES
Origem das mutações que causam câncer
O câncer é o resultado de uma combinação de mutações espontâneas que surgem com a idade – apenas por causa da “má sorte” – e exposições ambientais a agentes cancerígenos, como tabaco, luz ultravioleta ou vírus.

Uma equipe de pesquisadores da Universidade de Yale desenvolveu um método inspirado em modelos evolutivos de seleção natural em populações selvagens para quantificar cada mutação pontual em um tumor que ajuda a impulsionar seu crescimento.

Ao estudar 24 tipos de câncer, eles identificaram as contribuições para os processos mutacionais de cada variante oncogênica e quantificaram o grau em que cada processo contribui para a tumorigênese.

Eles demonstram que a origem de variantes que conduzem a melanomas e cânceres de pulmão é predominantemente atribuível a processos mutacionais evitáveis ​​e exógenos associados à luz ultravioleta e à exposição ao tabaco, respectivamente, enquanto a origem de variantes selecionadas em gliomas e adenocarcinomas de próstata é amplamente atribuível a processos endógenos associados a envelhecimento.

A distinção é importante devido às implicações para a prevenção do câncer: se um câncer é causado principalmente por exposições tóxicas, os esforços de saúde pública devem se concentrar em estratégias para prevenir essas exposições. Mas se um câncer é principalmente o resultado de mutações aleatórias, pouco pode ser feito para preveni-lo, e os esforços podem se concentrar na detecção e tratamento precoces.

Fonte: Pesquisa e Ciência
Ciência +

Artigo original https://academic.oup.com/mbe/advance-article/doi/10.1093/molbev/msac084/6570859?searchresult=1&login=false


Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem