UM LAGO MORTAL QUE TRANSFORMA ANIMAIS EM ESTÁTUAS DE SAL

POSTAGENS RECENTES
UM LAGO MORTAL QUE TRANSFORMA ANIMAIS EM ESTÁTUAS DE SAL

O lago leva o nome de natrão, um mineral que antigamente era chamado de "sal divino" e era usado pelos egípcios no processo de mumificação.



Lago Natron localizado na região leste do continente africano, ao norte da Tanzânia, especificamente no Grande Vale do Rift, uma das fronteiras com o Quênia. Sua superfície de cerca de 800 quilômetros quadrados está repleta de água salgada que chega a temperaturas de até 60ºC. Devido à sua proximidade com o vulcão Ol Doinyo Lengai "a montanha de Deus", sua água possui inúmeros compostos químicos, como as cianobactérias, responsáveis ​​pela cor vermelha. Além disso, possui alto teor de sal e carbonato de sódio, que emerge dos gêiseres e decora a superfície da água formando espirais brancas.



Este fenômeno surpreendente é e tem sido foco de inúmeras lendas e superstições, pois recebe o nome da mesma substância com que as múmias eram secas no antigo Egito. O banho é letal devido a sua alta temperatura e seu pH alcalino entre 9 e 10,5; portanto, apenas as algas que lhe conferem sua poderosa cor vermelha sobrevivem nessas águas.



Embora o mais arrepiante do lago seja que os animais que entram em contato com suas águas ficam calcificados, parecendo que ficaram petrificados depois de se molharem em suas águas. A razão pela qual pássaros e morcegos acabam mergulhando em um ambiente tão hostil é desconhecida. Embora se suponha que possa ser porque suas águas calmas refletem o céu tão claramente que ao pôr do sol elas podem se confundir e cair no lago por acaso.

Durante sua viagem à África, o fotógrafo Nick Brandt visitou este lago tóxico e descobriu vários animais mortos em suas margens. Aves e outros pequenos mamíferos que acabam na água morrem e gradualmente se transformam em pequenos pilares de sal.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem