Astrônomos encontram buraco negro capaz de engolir uma Terra por segundo.

Astrônomos encontram buraco negro capaz de engolir uma Terra por segundo.

Este gigantesco buraco negro tem uma massa 3 bilhões de vezes maior que a do Sol, e seu rápido consumo está fazendo com que o gigante cresça rapidamente, descobriu uma equipe de pesquisadores internacional, liderados por Christopher Onken, da Australian National University. Outros buracos negros de tamanho semelhante pararam de crescer bilhões de anos atrás, mas esse buraco negro recém-descoberto ainda está ficando maior.

Agora é 500 vezes maior que Sagitário A*, o buraco negro supermassivo no coração da Via Láctea, e caberia todo o sistema solar. Atrás de seu horizonte de eventos, o limite além do qual nada pode escapar. Com base nessas informações, os pesquisadores determinaram que o buraco negro recém-descoberto é o buraco negro de crescimento mais rápido encontrado nos últimos 9 bilhões de anos.

O objeto – J114447.77-430859.3, ou J1144 para abreviar – é 7.000 vezes mais luminoso do que toda a luz da Via Láctea. O buraco negro J1144 aparece como um ponto azul nessa foto aqui 📷Christopher Onken/Australian National University.

Os cientistas descobriram um quasar extremamente brilhante, um objeto luminoso alimentado por um buraco negro supermassivo, usando o SkyMapper Southern Sky Survey – um telescópio de 1,3 metros em Coonabarabran, Nova Gales do Sul. Uma ilustração de um quasar distante. O quasar tem um brilho de magnitude 14,5 quando visto da Terra, o que significa que é apenas um pouco mais escuro que Plutão e brilhante o suficiente para ser visto por observadores do céu com bons telescópios em uma área muito escura.

“A luz que estamos vendo desse buraco negro crescente viaja até nós há cerca de 7 bilhões de anos”, disse Christopher Onken. O big bang ocorreu há cerca de 13,8 bilhões de anos.
"Eles encontraram milhares de outros mais fracos, mas este surpreendentemente brilhante passou despercebido." Christian Wolf, professor associado da ANU e membro da equipe de pesquisa, disse acreditar que é improvável que os astrônomos encontrem outro buraco negro crescendo.

A essa taxa ou alimentando um quasar dessa magnitude ou maior. "Nós essencialmente ficamos sem céu onde objetos como este poderiam estar escondidos", disse Wolf. "Estamos bastante confiantes de que este recorde não será quebrado." O artigo com os resultados do estudo foi publicado no repositório online arXiv, sem revisão de pares. Leia aqui o ARTIGO CIENTÍFICO (FONTE): https://t.co/yhpf1XrsWh

J1144 é brilhante o suficiente para ser visível para astrônomos amadores. “Se você quiser ver com seus olhos, provavelmente precisará de um telescópio com 30 a 40 cm de diâmetro”, disse Onken. Leia mais sobre

Embora nada além do horizonte de eventos possa escapar, os buracos negros “não têm nenhum poder de sucção especial além de sua capacidade gravitacional de atrair coisas para eles”, disse Onken. “Se você pegar o sol e reduzi-lo em um buraco negro … estaríamos em perpétua noite, mas os movimentos dos planetas ao redor do sol não mudariam muito porque a massa não mudou.”

Via Astronomiaum