POSTAGENS RECENTES
China constrói torre para receber energia solar no espaço durante 24 horas.
Os pesquisadores conduziram um teste bem-sucedido da "primeira usina de energia solar completa de sistema e ligação do mundo" em 5 de junho, de acordo com um comunicado divulgado pela universidade.
A usina é uma estrutura de aço de 75 metros de altura localizada no campus sul da Universidade de Xidian e está equipada com cinco subsistemas diferentes destinados a fomentar o desenvolvimento de painéis de energia solar no espaço.
Em teoria, os satélites poderiam coletar continuamente fótons do Sol, convertê-los em eletricidade usando células fotovoltaicas e transmitir sem fio essa eletricidade na forma de microondas para receptores na superfície da Terra , como o da Universidade de Xidian. Embora a ideia pareça um problema de engenharia improvável para nossos descendentes, na verdade foi proposta já na década de 1960 pelo cientista Peter Glaser.
A energia solar espacial poderia contornar alguns dos problemas fundamentais da colheita de energia solar aqui na Terra: não há necessidade de esperar pela luz do dia ou tempo claro para colher a energia que chega.
Mas como para a maioria das soluções baseadas no espaço , os principais problemas seriam o custo de lançamento desses satélites e a construção dos coletores solares espaciais , além de alguns obstáculos tecnológicos e de segurança arriscados.
A estação terrestre recém-construída faz parte de um projeto de energia solar baseado no espaço chamado OMEGA , que significa Orb-Shape Membrane Energy Gathering Array. Uma vez construída e posicionada em órbita geoestacionária, a OMEGA coletará energia do Sol, a converterá em energia elétrica e a transmitirá à Terra na forma de micro-ondas por meio de uma antena.
Créditos: China construye una torre para recibir energía solar de satélites en el espacio durante todo el día, GIZMODO. https://es.gizmodo.com/china-construye-una-torre-para-recibir-energia-solar-de-1849063606
Tags:
Ciência e Tecnologia