POSTAGENS RECENTES
Cientistas descobrem um "superverme" capaz de comer poliestireno: Um grupo de cientistas encontrou um "superverme" que pode se alimentar de poliestireno, um material comumente usado que polui os mares, podendo se tornar uma chave para a reciclagem de resíduos, segundo um estudo publicado nesta sexta-feira (06.10.2022) na revista Genômica Microbiana.
Esta é a espécie Zophobas morio , uma larva de besouro normalmente usada para alimentar animais de estimação. Este verme tem uma enzima bacteriana em seu intestino que lhe permite digerir e se alimentar desse termoplástico.
"Eles são capazes de sobreviver com isopor durante todo o seu ciclo de vida", disse Chris Rinke, um dos autores do estudo e especialista da Universidade de Queensland.
As características do estômago dessas larvas podem contribuir para a solução de um dos problemas mais graves da economia global, que produziu cerca de 360 milhões de toneladas de plástico em 2018, material que costuma ser arrastado para os oceanos e causa forte impacto no meio ambiente. ambiente. ecossistemas.
Embora a capacidade desses insetos de ingerir plástico não seja algo novo para a ciência, esta pesquisa prevê o uso de uma nova técnica metagenômica através da qual “todo o DNA dos micróbios do estômago é extraído para sequenciá-lo e catalogar todas as enzimas codificadas” e análise abrangente de toda a comunidade enzimática", explicou Rinke.
Os cientistas acreditam que esse processo ajudará o material produzido pela decomposição a ser usado posteriormente por outros micróbios para criar bioplásticos, entre outros compostos.
O projeto científico não pretende usar milhões desse tipo de minhocas para processos de reciclagem industrial em larga escala, mas sim encontrar uma maneira de usar melhor as enzimas nos processos de tratamento de plásticos.
🐛🐛 Superworms to the rescue!
— UQ News (@UQ_News) June 10, 2022
This polystyrene-eating superworm could help #UQ scientists develop news ways to dispose of plastic waste
Via @ABC:https://t.co/JUBXVkfYcL@UQScience @ChristianRinke#plastic #recycling pic.twitter.com/rVSsRe6lLF
Científicos descubren un "supergusano" que es capaz de comer poliestireno. DW. https://m.dw.com/es/cient%C3%ADficos-descubren-un-supergusano-que-es-capaz-de-comer-poliestireno/a-62092552
Tags:
Natureza