Com batatas e nopal, professores peruanos conseguem retirar metais pesados ​​da água.

POSTAGENS RECENTES
A invenção consiste em um líquido à base de fécula de batata nativa e mucilagem de nopal: uma substância viscosa que contém nopal, também conhecido como figo-da-índia, que é uma espécie de planta pertencente à família dos cactos.




Los profesores de la UNAJMA, ubicada en la ciudad de Andahuaylas, en el departamento de Apurímac (Perú) presentaron esta iniciativa como un proyecto eco amigable para hacerle frente a la actividad minera que ha alterado numerosos ecosistemas, así como en el deterioro de la salud Das pessoas; que também podem substituir os produtos químicos utilizados para fins semelhantes.

A invenção denominada 'Biopolímero à base de fécula de batata nativa da variedade Allca Sipas e mucilagem nopal com capacidade de remoção de metais pesados', é capaz de remover até 73% dos metais pesados ​​da água que estão presentes em resíduos de esgoto, produto de resíduos de mineração.

Este foi desenvolvido por David Choque Quispe, Carlos Alberto Ligarda Samanez e Betsy Suri Ramos Pacheco, professores da Universidade. A equipe também é formada por Aydeé Marilú Solano Reynoso, Yudith Choque Quispe e Diego Peralta Guevara, membros da comunidade universitária.



O segundo lugar nesta categoria foi ocupado por Norma Nélida Gamarra Mendoza e Raúl Nilton Gamarra Poma, da Universidade Nacional do Peru Central, com a invenção 'Bioinseticidas à base de capsaicinoides da placenta de ají panca (Capsicum Baccatum) para o controlo do gorgulho do milho (Sitophilus Zeamais) (Zea Mayz)»; enquanto o terceiro lugar foi para Irma Geralda Horna Hernández, com a invenção 'gelo glacial nucleating reflexivo geostructure', uma invenção projetada para facilitar a criação de gelo.


CRÉDITOS 

Con papas y nopal, docentes peruanos logran remover metales pesados del agua, RADIONACIONAL.https://www.radionacional.co/actualidad/mundo/con-papas-y-nopal-logran-remover-metales-pesados-en-el-agua?fbclid=IwAR3t1xso3KqRHFMrU-jhjNhtnSb9QbmfPxuI_V7Ld4cPH9XmW9C3N9j57FM

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem